Zacharias Calil garante que não vai disputar a Prefeitura de Goiânia

O médico diz que vai continuar na Câmara dos Deputados e que pretende disputar mandato de senador em 2022

As pesquisas continuam indicando que o deputado federal Zacharias Calil — o terceiro mais votado em todo o Estado e o segundo mais votado em Goiânia, com 87.991 votos — é um nome forte para a disputa da Prefeitura de Goiânia. Por enquanto, não supera Iris Rezende, Maguito Vilela, ambos do MDB, e o senador Vanderlan Cardoso, do PSD, mas, nas qualis, aparece com alto potencial de crescimento. Mas há um “drummond” no meio do caminho.

Na sexta-feira, 22, Zacharias Calil disse ao Jornal Opção: “Não quero disputar a Prefeitura de Goiânia. Não tenho interesse em disputar. Amo minha cidade, mas estou num bom momento como deputado federal, contribuindo com a capital, com o Estado de Goiás e com o país. Participo do debate nacional para melhorar a saúde pública”.

Zacharias Calil diz que, apesar das especulações, não tem conversado com o governador Ronaldo Caiado sobre candidatura na capital. “Eu e Caiado estamos muito mais focados na questão da saúde pública do que em discutir o processo eleitoral. Há pessoas doentes, há pessoas morrendo. O mais importante é trabalhar para evitar mortes.”

Zacharias Calil: opção pelo Senado em 2022 | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

O repórter insiste: “A chance de disputar é próxima de zero?” Zacharias Calil responde: “Não vou dizer que é próxima de zero. Mas o fato é que fui eleito para ser deputado federal e quero passar os próximos anos em Brasília. Não sou um político tradicional, daqueles que só pensam em galgar cargos, em disputar eleições. Não tenho determinadas ambições políticas, não quero ficar pulando de galho em galho. Tenho um perfil diferenciado e os goianos e os goianienses sabem disso, entendem que sou focado, que minha obsessão é a luta para melhorar ainda mais o SUS”.

O parlamentar faz uma ressalva: “Em 2022, com o fim de meu mandato de deputado federal, devo disputar mandato de senador. É o meu projeto”.

O integrante do partido Democratas manifestou certo desconforto com uma ação do governo do Estado, da Secretaria da Saúde. “Sou deputado federal e, nos horários em que não estiver trabalhando na Câmara, como me disse o presidente da casa, Rodrigo Maia, não há problema algum em trabalhar noutro lugar. Frise-se que estou trabalhando, que sou médico do Estado. Quer dizer, poderia ficar só em Brasília, mas, como ser médico é minha verdadeira profissão, trabalho, e sempre com prazer. Por que implicar com isto?” O deputado federal Delegado Waldir Soares disse a Zacharias: “A implicância tem origem no fato de que você é um deputado independente, não pertence à turma dos aduladores”.

Zacharias Calil ressalva, porém, que suas relações com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, “são excelentes”. “Ronaldo Caiado é um político sério, franco e respeitoso.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.