Zacharias Calil deve ser o candidato do DEM a prefeito de Goiânia
25 agosto 2020 às 19h32
COMPARTILHAR
O partido deve fazer uma pesquisa para testar a popularidade e a possibilidade de crescimento do deputado na capital
O candidato do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, a prefeito de Goiânia era o prefeito Iris Rezende Machado, do MDB. Sem o decano emedebista goiano no páreo, o líder do Democratas se sente livre para articular outra candidatura, como a do deputado federal Zacharias Calil, do Democratas.
Ronaldo Caiado e Zacharias Calil conversaram. O parlamentar era resistente a disputar a prefeitura. Se perguntado, certamente dirá que não é pré-candidato. Certo, não é. Mas já admite que pode atender a uma solicitação do governador. Na política, para crescer, às vezes é preciso ceder à decisão do grupo, dos aliados. Mais do que aliados, o governador e o deputado são amigos.
O Democratas vai fazer uma pesquisa para aferir a viabilidade eleitoral de Zacharias Calil. Não só. O partido quer verificar a possibilidade de “crescimento” do parlamentar, que é uma pessoa respeitada na capital e no Estado. Porque sua história é inteiramente positiva, sobretudo como médico.
O que os líderes do Democratas estão dizendo a Zacharias Calil é que, disputando, não tem nada a perder. Se ganhar, se torna prefeito de Goiânia. Se perder, continua deputado e, por ter disputado, fica forte junto ao governador Ronaldo Caiado e ao Democratas. O sonho do médico e deputado é disputar mandato de senador em 2022. Se não ganhar a batalha na capital, mas, tendo se colocado, atendendo um pedido do partido e do governador, poderá se tonar candidato ao Senado. Noutras palavras, se for candidato, consolida-se como político. “Time que não joga não tem torcida”, frisa um democrata, ecoando palavras de Marco Maciel, ex-presidente da República.