Welington Baiano deve ser candidato a prefeito contra Janayna Wolpp em Itaberaí
10 maio 2020 às 00h00
COMPARTILHAR
O ex-deputado Jean Carlo aposta na candidatura do ex-prefeito. Ele teria superado seus problemas judiciais
O grupo do prefeito Roberto Silva decidiu: vai mesmo apoiar a vereadora Janayna Wolpp (PSC) para prefeita de Itaberaí. Será um apoio meio “escondido”. Porque ele está muito mal avaliado. Janayna Wolpp, que é popular e tem uma imagem positiva na cidade, quer se manter longe do gestor municipal, ao menos durante a campanha. Entretanto, tido como boquirroto até pelos aliados, Roberto Silva garante que “será” o principal cabo eleitoral da parlamentar.
O marqueteiro da campanha de Janayna Wolpp disse ao Jornal Opção, recentemente, que a vereadora não é bancada por Roberto Silva. Os dois teriam se distanciado. De fato, o prefeito está cada vez mais só. É a solidão do que estão perdendo o poder e estão terminando a gestão de maneira melancólica — cercada de denúncias.
Se Janayna Wolpp não quer carregar um fardo, Roberto Silva, o outro lado parece ter dificuldade em bancar um candidato a prefeito. O ex-deputado estadual Jean Carlo, do PSDB, e Wellington Baiano, do DEM, tentaram articular dois irmãos do segundo, mas nenhum emplacou. Agora restam duas escolhas. Primeiro, o próprio Wellington Baiano. Ele tem problemas judiciais, que, em tese, impedem sua candidatura. Mas seus advogados teriam lhe dito que os problemas estão resolvidos e que poderá ser candidato. A ressalva é que aquilo que os advogados dizem nem sempre é o mesmo que pensam os juízes.
O fato é que, hoje, o candidato do DEM é mesmo Wellington Baiano. Mas há quem acredite que, no final, se ele não puder disputar, Jean Carlo terá de ir para o sacrifício. Tudo indica que ele quer disputar mandato de deputado federal ou estadual em 2022, mas a base política local pode empurrá-lo para uma disputa.
Inquirido pelo Jornal Opção, Jean Carlo respondeu, lacônico: “O candidato será o Wellington Baiano e anote e me cobre depois: vai ser eleito com uma votação extraordinária, deixando a Janayna Wolpp bem atrás”. O primeiro suplente de deputado federal é advogado e conhece bem a legislação eleitoral.