Igor Montenegro é cotado para assumir a Diretoria Técnica e Luciana Albernaz pode permanecer na Diretoria de Administração e Finanças

Igor Montenegro, Wanderson Portugal e Luciana Albernaz: o trio de executivos tem dirigido o Sebrae com eficiência, modernizando-o | Fotos: arquivo

O Sebrae-Goiás é comandado por Igor Montenegro Celestino Otto (diretor-superintendente), Wanderson Portugal Lemos (diretor técnico) e Luciana Jaime Albernaz (diretora de Administração e Finanças). Os 13 integrantes do Conselho Deliberativo do Sebrae escolhem no dia 29 de novembro deste ano a nova diretoria. Cinco “eleitores” são representantes da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), da Federação da As­sociações Industrias e Comerciais (Facieg), da Federação das Indús­trias de Goiás (Fieg), da Federação do Comércio de Goiás (Fecomér­cio) e da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg); o governo do Estado tem direito a três votos (Segplan, SED e Agência de Fomento); os outros votos são do Banco do Brasil, da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Caixa Econômica Federal, do Sebrae Nacional e da Federação da Sociedade Goiana da Pequena Empresa (FSGPE).

No momento, o quadro é o seguinte: as federações não têm restrições a Igor Montenegro, a Wanderson Portugal e a Luciana Albernaz. Mas a Fieg defende Igor Montenegro na Diretoria Técnica e a Faeg propõe Wan­derson Portugal na superintendência. Seus representantes estão conversando tanto com o governador José Eliton (PSDB) quanto com o governador eleito Ronaldo Caiado (DEM). José Eliton porque fica no governo até 31 de dezembro e, portanto, controla três votos. Ronaldo Caiado porque, tendo sido eleito, tem peso na escolha — até por ter a simpatia dos líderes das federações.

Ronaldo Caiado não tem restrição a Igor Montenegro — apontado como eficiente por empresários e políticos —, e sim ao fato de ter sido bancado pelo ex-governador Marconi Perillo. Por isso, trabalha para indicar o superintendente. O governador eleito e José Mário Schreiner, presidente da Faeg e deputado federal eleito, apostam no nome de Wanderson Portugal, funcionário de carreira do Sebrae.

Líderes das federações sugerem que José Eliton não está impondo nomes, mas quer ser ouvido. A tendência é que seja feito um acordo, com a indicação de Wanderson Portugal para a superintendência e de Igor Montenegro para a Diretoria Técnica e com a permanência de Luciana Albernaz na Diretoria de Administração e Finanças (por ser filha do ex-prefeito Nion Albernaz, não tem restrição de Ronaldo Caiado). A composição agrada as federações e não desagrada os políticos — como José Eliton e Ronaldo Caiado —, A FSGPE, o BB, a CEF, a UFG e o Sebrae Nacional.

Empresários dizem que não querem “problemas” com o governante que está saindo, José Eliton, e com o governante que está chegando, Ronaldo Caiado. Há os que não querem insistir com Igor Montenegro, pelo qual têm apreço, para não contrariar Ronaldo Caiado (Marconi Perillo, quando governador, conseguiu o afastamento de Paulo Borges da superintendência).

Ubiratan da Silva Lopes será o presidente do Conselho Delibe­rativo do Sebrae-Goias, no lugar de Pedro Alves de Oliveira.