Quem herdou os votos do deputado federal Gustavo Gayer, o ex-pré-candidato a prefeito do PL a prefeito de Goiânia?

Não se sabe (só se saberá com as novas pesquisas de intenção de voto). O que se sabe é que, pela questão ideológica, os votos de Gayer não foram para Adriana Accorsi, do PT.

A tendência é que os votos de Gayer sejam distribuídos entre Fred Rodrigues, seu parça no PL, Vanderlan Cardoso (PSD) e Sandro Mabel (União Brasil). É possível, ainda, que alguns dos eleitores de Gayer fiquem, pelo menos num primeiro momento, neutros.

Os eleitores de Gayer sabem que o parlamentar e o senador não se dão bem. Muitos deles possivelmente consideram que, tendo aderido ao governo de Lula da Silva, inclusive mantendo cargos para seus aliados, como Abelardo Vaz (o chefão da Codevasf em Goiás), Vanderlan Cardoso se tornou “esquerdista”. Não é verdadeiro, mas é o que andam dizendo eleitores da direita e da extrema-direita bolsonaristas.

Aparentemente não há restrições ideológicas a Sandro Mabel por parte do bolsonarismo. Se o pré-candidato do UB estiver mesmo “subindo”, como dizem seus aliados, então é bem possível que esteja se registrando uma migração de parte dos eleitores de Gayer para o seu lado. (E.F.B.)