A política de Anápolis está tão polarizada que, se o candidato do PT continuar caindo, o candidato do PL, Márcio Corrêa, pode ganhar já no primeiro turno. É o que sugerem “anapólogos”, ou seja, especialistas na política do município.

Além do fortalecimento de Márcio Corrêa, que agrega uma ampla frente política — que está sendo encorpada na reta final, inclusive por líderes do União Brasil —, a candidata do União Brasil, Eerizânia Freitas, começa a ser esvaziada. A tendência é que seja puxada ainda para baixo e que parte de seus votos seja “transferida” para o postulante do PL.

Neste momento, está ocorrendo dois fenômenos políticos. Primeiro, Márcio Corrêa superou Antônio Gomide, de acordo com as últimas pesquisas. Segundo, se o crescimento do candidato do PL continuar, e se confirmado o esvaziamento de Eerizânia Freitas — o que caracterizará o voto útil —, o postulante da direita e da centro-direita poderá ser eleito no primeiro turno.

É preciso admitir que Antônio Gomide é forte e, no momento, os dois candidatos estão tecnicamente empatados. Mas, na reta final, quando um político começa a cair e outro começa a subir, se trata de um processo incontrolável.(E.F.B.)