O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, finalmente adquiriu consciência de que o MDB não vai apoiar sua reeleição. Os motivos são prosaicos. Primeiro, de acordo com aliados do ex-prefeito Gustavo Mendanha, o gestor municipal “não” tem um projeto moderno para o município. Segundo, mesmo com dois anos no poder, não deslanchou nas pesquisas de intenção de voto — figurando em segundo lugar, bem atrás do deputado federal Professor Alcides Ribeiro, pré-candidato do PL. “Nem Hércules, se ressurgisse no século 21, teria como melhorar os índices de Vilmarzin. Então, Gustavo não quer e talvez não tenha como carregá-lo”, afirma um mendanhista.

Ao contrário do que muito dizem, o problema de Gustavo Mendanha não é com Veter Martins (de fato, são desafetos políticos), mas com o próprio Vilmar Mariano. Diz-se, nos bastidores, que se faz um acerto de que o prefeito seguirá outro rumo e, pouco depois, ele volta ao rumo antigo. “Ele ouve os conselhos, mas não os segue. Não é aconselhável”, assinala um emedebista.

Em qual partido Vilmar Mariano se filiará nesta semana? Veter Martins tem dito que o prefeito se filiará ao PRD. O PT de Adriana Accorsi e Rubens Otoni tenta conquistar o passe do prefeito.

Max e Ademir Menezes | Foto: divulgação
Max e Ademir Menezes: articulando com Professor Alcides e com Vilmar Mariano | Foto: Divulgação

Mas que ninguém fique surpreso se, na undécima hora, Vilmar Mariano se filiar ao PSD. O prefeito tem conversado com o ex-presidente estadual do PSD em Goiás, Vilmar Rocha (ambos compartilham o prenome: Vilmar).

Democrata, Vilmar Rocha ouve cuidadosamente os interlocutores. Mas, de acordo com um político ligado ao ex-prefeito de Aparecida Ademir Menezes, o ex-deputado federal teria dito que a decisão sobre filiação é de responsabilidade do PSD local.

No momento, Ademir Menezes apresenta-se como pré-candidato a prefeito pelo PSD. Mas há indícios de que nem ele acredita nisto. Porque seu filho, o ex-deputado estadual Max Menezes, do PSD, é cotado para ser o vice de Professor Alcides.

Se Vilmar Mariano for para o PSD — e não há obstáculo à sua filiação —, a articulação da cúpula local do partido mudará completamente, com um possível afastamento de Professor Alcides. Aí, no lugar de vice do deputado federal, Max Menezes poderá ser o vice de Vilmar Mariano.

Haveria alguma possibilidade de Vilmar Mariano apoiar Ademir Menezes ou Max Menezes para prefeito? De acordo com um político ligado ao prefeito, não há. “Mordido pela mosca azul da política, Vilmarzin será candidato a reeleição — custe o que custar e contra todos, se necessário. Por ser prefeito, no comando de uma máquina poderosa, em termos de estrutura, inclusive financeira, não vai abrir espaço para ninguém.”

O fato principal é que o MDB finalmente disse adeus a Vilmar Mariano. Quer distância do prefeito, para que seja visto como oposição. (E.F.B.)