Vice de Adriana Accorsi pode ser vereador ou ex-vereador
05 maio 2024 às 00h00
COMPARTILHAR
A pré-candidata a prefeita em Goiânia, deputada federal Adriana Accorsi (PT), visitou nesta terça-feira, 30, a Câmara Municipal de Goiânia. O encontro com os vereadores serviu para se apresentar formalmente ao Legislativo. O Jornal Opção ouviu os parlamentares para conhecer suas opiniões, em especial sobre quem seria um bom para compor a chapa da pré-candidata, que ainda não anunciou um nome para a vice.
A pré-candidata já afirmou em entrevista que vê “com bons olhos a possibilidade de ter um vereador ou ex-vereador como candidato a vice na chapa, porque a relação com a Câmara é importante, mas sobretudo porque o vereador é uma pessoa que conhece a cidade profundamente.”
Romário Policarpo (PRD), o presidente da Câmara, talvez seja o vice dos sonhos de Accorsi, que defende a busca por um político agregador de centro ou centro-direita, aos moldes do que o presidente Lula da Silva (PT) fez ao compor com seu ex-adversário Geraldo Alckmin (PSB). Policarpo lida bem com praticamente toda a bancada de vereadores e conhece Goiânia como poucos. Portanto, se definido como vice, poderá dar sua contribuição.
Mais ainda: Policarpo e Accorsi têm diálogo e são unidos pela causa da segurança pública promovida pela Guarca Civil Metropolitana (GCM). Romário Policarpo é agente da instituição, e Accorsi é relatora de PEC que inclui a Guarda entre os órgãos da segurança pública, criando a Polícia Municipal. O complicador é que o partido do vereador planeja embarcar na campanha de Sandro Mabel (UB). Convencer a direção partidária a mudar os planos exigirá um grande esforço de articulação.
Elias Vaz (PSB), que atualmente ocupa o cargo de secretário de Assuntos Legislativos no Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi vereador por quatro mandatos — a primeira delas com votação recorde na Câmara de 14,2 mil votos. O assistente do ministro Lewandowski seria um bom nome para compor a articulação que Adriana Accorsi promete promover junto ao governo federal.
Durante a visita à Câmara, três vereadores do MDB estiveram muito próximos da pré-candidata. Eles afirmaram em off que até gostariam de integrar a chapa, mas que estão comprometidos com a candidatura da base do governo estadual.