Vecci pode ocupar cargo no governo para liberar vaga em Brasília para Sandes Júnior
12 novembro 2016 às 12h47

COMPARTILHAR

O governador Marconi Perillo deve convocar o deputado federal Giuseppe Vecci, do PSDB, para ocupar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Como parlamentar mais ligado ao tucano-chefe, que sofreu desgaste para bancar sua campanha, o economista certamente não recusará o convite para se integrar à equipe (ele prefere a Secretaria da Fazenda).
Marconi Perillo fez um compromisso com o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, de que vai “puxar” um deputado federal para abrir uma vaga para o suplente Sandes Júnior. Como Heuler Cruvinel (PSD) e Célio Silveira (PSDB) não aceitaram o convite para participar do governo, a tendência é que Giuseppe Vecci, que aprecia a Câmara dos Deputados, vá para o sacrifício. Célio Silveira pode aceitar a Secretaria de Saúde, o que poderia levar à remoção de Leandro Vilela para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Um deputado federal tem 15 milhões para distribuir, por meio de emendas, para os prefeitos que representa (7,5 milhões é contingenciado para a área de saúde). Num primeiro momento, dada a crise, os secretários não terão muito dinheiro para investir. Porém, com a venda da Celg, o governo de Marconi Perillo terá mais recursos para aplicar, por exemplo em recuperação de estradas, e sua capacidade de endividamento será ampliada. Um secretário atuante, com recursos, pode conquistar a reeleição mais fácil do aquele que ficar em Brasília, onde, nos próximos dois anos, terão de votar pautas (reformas da Previdência e Trabalhista) que, embora importantes para o país, são impopulares e, portanto, desgastantes eleitoralmente.