Vanuza Valadares será a primeira mulher a gerir a Prefeitura de Porangatu

Política carismática, com forte empatia com a população, a ex-deputada e ex-dirigente da Ceasa vai dirigir a cidade mais emblemática do Norte goiano

Vanuza Valadares: prefeita eleita de Porangatu | Foto: Reprodução

A vitória tem muitos pais e a derrota, que não tem amigos, é solitária. Em Porangatu, a “capital” do Norte de Goiás, Vanuza Valadares, do Podemos, foi eleita com 34,88% dos votos, contra 34,68% de Márcio Luis da Silva, do MDB.

Vanuza Valadares recebeu 45 votos a mais. Márcio Luis, uma revelação política, chegou a comemorar a vitória, mas aceitou a derrota sem questionamento. São poucos votos de diferença. Mas, como no futebol, não importa se a vitória foi por 1 a 0 ou 5 a 0. O que vale mesmo são os três pontos.

A vitória da líder do Podemos começou a ser desenhada há algum tempo. Pesquisas mostravam que seu marido, Eronildo Valadares, era um político forte, mas sua rejeição poderia derrotá-lo. Líderes políticos da base governista, por entenderem que Porangatu é uma base política importante, começaram a costurar uma alternativa — exatamente Vanuza Valadares.

Vanuza Valadares e Ronaldo Caiado: aliados | Foto: Divulgação

Eronildo Valadares, gestor nato e considerado um dos melhores prefeitos da história da cidade, poderia ter batido o pé. Mas, provando descortino, saiu do páreo, abriu espaço para sua mulher e trabalhou como um leão na sua campanha, ao lado dos filhos, Heittor e Givago Valadares.

Márcio Luis surgia como terceira via, se apresentou bem na campanha e, de fato, quase foi eleito. Mas Vanuza Valadares fez uma campanha de grande intensidade, com forte presença. Ela é uma política de grande empatia e que sabe dialogar com as pessoas.

Eronildo Valadares e Vanuza Valadares | Foto: Facebook

Frise-se que não é apenas a mulher de Eronildo Valadares e a política bancada pelo governador Ronaldo Caiado e pelo deputado federal José Nelto. Não é assim. Vanuza Valadares tem identidade. Foi uma primeira-dama atuante, uma espécie de prefeita informal (os idosos, por exemplo, a idolatram), depois deputada estadual e dirigente da Ceasa, que é praticamente uma cidade, com um comércio intenso e poderoso. Sua atuação na Ceasa, organizando de maneira magistral a central de abastecimento — que abastece quase todo o Estado —, chamou a atenção do governador Ronaldo Caiado. Primeiro, pela competência técnico-administrativa e pela criatividade. Ela era a diretora das soluções, não dos problemas. Segundo, pela retidão moral.

Portanto, Vanuza Valadares não é apenas uma política. É uma gestora eficiente e criativa.

Quanto à vitória, Vanuza Valadares deve-a a si mesma, à sua história positiva e à sua simpatia, e, claro, aos eleitores de Porangatu, que a escolheram para gerir os destinos da cidade pelos próximos quatro anos. Ela será a primeira mulher a dirigir os destinos do município, quer dizer, de mais de 40 mil pessoas.

José Nelto, deputado federal do Podemos: atuação forte em Porangatu | Foto: Reprodução

Mas, claro, ninguém ganha uma eleição sozinho — ainda mais uma disputa tão acirrada. Por isso, é preciso registrar que Eronildo Valadares — um articulador hábil e um político pragmático —, Ronaldo Caiado, do Democratas, José Nelto, do Podemos, o vice, Capitão Pires, do PSL, e os garotos Heittor Valadares e Givago Valadares tiveram um papel considerável na vitória. Além, é claro, de vários outros líderes, como candidatos a vereador.

Com seu espírito diplomático, avesso a ações virulentas, cabe a Vanuza Valadares, passada a disputa, reunir os líderes da cidade, convocando-os, num movimento cívico, para melhorá-la para todos.

Para governar, Vanuza Valadares vai contar com amplo apoio do governador Ronaldo Caiado, dos deputados federais José Nelto e Delegado Waldir Soares (PSL), do senador Luiz Carlos do Carmo (MDB) e, por intermédio do Capitão Pires, possivelmente do presidente Jair Bolsonaro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.