Vanuza Valadares pode disputar Prefeitura de Porangatu e Eronildo pode ir para a Ceasa

23 fevereiro 2020 às 00h00

COMPARTILHAR
O ex-prefeito planeja ser candidato. Mas sua mulher é apontada como mais popular e agregadora

O ex-prefeito de Porangatu Eronildo Valadares (deve se filiar ao DEM) anuncia que será candidato a prefeito na eleição de outubro deste ano. Um dos argumentos de seus aliados: do grupo que apoia o governador Ronaldo Caiado (DEM) é, de fato, o único nome consistente no município. O prefeito Pedro Fernandes é filiado ao PSDB. Se for para o PP, fica na base do governo, mas não é visto como “confiável” pelo fato de ser tucano. Por enquanto, está na oposição. A surpresa do pleito pode ser o advogado e empresário Márcio Luis da Silva, do MDB. Ele não tem desgaste — nunca disputou nenhum cargo político — e está com discurso afiado. Na defesa da manutenção do campus da UEG em Porangatu, saiu na frente de seus adversários.

Na base governista, não há rejeição ao nome de Eronildo Valadares — tido como um gestor eficiente, decente e equilibrado. Mas, supostamente baseada em pesquisas de intenção de voto, estaria reticente em apoiá-lo. Há quem diga, nas hostes do governo, que a ex-deputada Vanuza Valadares, diretora da Ceasa, é mais popular do que o marido e que, se candidata, por não ter disputado mandato executivo, pode se apresentar como fato novo, assim como Márcio Luis. Avalia-se também que seu desgaste é pequeno.

Dado o desgaste de Pedro Fernandes — que não pode ser subestimado, por causa do “peso” da máquina pública (ele está atraindo novos apoios) —, a tendência é que haja uma polarização entre o candidato do governismo, Eronildo ou Vanuza Valadares, e Márcio Luis. Eronildo, por ter sido prefeito, tem certa rejeição, mas Vanuza, mesmo sendo sua mulher, tem vida política própria e, portanto, é apontada como uma candidata eleitoralmente mais consistente. Ela “agrega”, afirma-se na cidade.

A ressalva é que o chefe político do grupo é Eronildo Valadares, e não Vanuza. Portanto, ela só será candidata se ele permitir.
Se Vanuza Valadares for candidata, a tendência é que Eronildo Valadares assuma o comando da Ceasa. Que fique explícito uma coisa: ele garante que será candidato e que isto é incontornável.