O governador e o senador conversaram, na sexta-feira, e a aliança está praticamente sacramentada

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (Democratas), encontrou-se com o pré-candidato do PSD a prefeito de Goiânia, Vanderlan Cardoso, na sexta-feira, 11, no aeroporto Santa Genoveva (a reunião não foi no Palácio das Esmeraldas). Os dois também conversaram por telefone.

Vanderlan Cardoso e Ronaldo Caiado: aliança em 2020 consolida apoio à reeleição em 2022 | Foto: Reprodução

A aliança entre Ronaldo Caiado e Vanderlan Cardoso está praticamente sacramentada. O “praticamente” é cautela quando se trata de questões políticas. A rigor, depois da conversa de sexta-feira, 11, o governador vai apoiar a candidatura do senador. A tendência é que o senador apoie a reeleição do governador em 2022.

A articulação com o pré-candidato do MDB a prefeito da capital, Maguito Vilela — que havia esfriado —, parece, em caráter definitivo, encerrada. O emedebista não conseguiu o que mais precisava: um avalista para uma possível aliança com Ronaldo Caiado. Tal avalista poderia ter sido Iris Rezende, mas o prefeito de Goiânia não sinalizou em sua defesa, nem pública nem privadamente.

Iris Rezende e os iristas não aceitam a tese de que o presidente do MDB, Daniel Vilela, é “incontrolável”. Quer dizer, Maguito Vilela “não” o influenciaria. Entretanto, se é assim, como garantir que, em 2022, o MDB realmente apoiaria a reeleição de Ronaldo Caiado?