União Brasil planeja eleger no mínimo 8 deputados federais em Goiás

05 dezembro 2021 às 00h02

COMPARTILHAR
Entre as estrelas do partido estão Delegado Waldir e Zacharias Calil. As grandes surpresas podem ser Ismael Alexandrino, Rodney Miranda, Pedro Sales e Lissaeur Vieira
A montagem da chapa de candidatos a deputado federal do partido União Brasil começa a ser articulada diretamente pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e pelo deputado federal Delegado Waldir Soares. Afinados, os dois têm dialogado com frequência sobre o assunto. Delegado Waldir postula que disputará mandato de senador, baseado na informação de que lidera as pesquisas de intenção de voto. No entanto, se não for candidato a senador — frise-se: obstinado, insiste que disputará uma vaga no Senado —, certamente vai postular a reeleição. Como vários políticos o apontam como imbatível para deputado federal, ele é listado abaixo. A lista, por sinal, está disposta em ordem alfabética, e não de favoritismo.
Uma fonte chegou a listar, como possível postulante do União Brasil, a vereadora Sabrina Garcez. Mas um integrante do PSD contrapôs: “Ela vai disputar mandato de deputada federal pelo PSD. Quanto a Lissauer Vieira, embora seja bem-vindo ao PSD, nada podemos dizer. Afinal, também há notícia de que poderá se filiar ao PP”.
Comenta-se também que o deputado federal Célio Silveira pode migrar para o União Brasil. Porém, como está com um “pé” no MDB de Daniel Vilela, seu nome não é listado.
A cúpula do União Brasil planeja eleger no mínimo oito deputados federais. Porque quer constituir a maior bancada de Goiás na Câmara dos Deputados.
1
Delegado Waldir Soares

Se candidato a deputado federal, a tendência é que se eleja e contribua para a eleição de mais um deputado, como ocorreu em 2014 e 2018. Ressalva necessária: insiste que será candidato a senador.
2
Glaustin da Fokus

O deputado federal não tem eleição garantida pelo PSC. No União Brasil, com cerca de 100 mil votos, será reeleito, possivelmente.
3
Ismael Alexandrino

O secretário da Saúde não tem tradição política. Mas, apoiado pelo governador Ronaldo Caiado, passa a ser um candidato consistente.
4
José Mário Schreiner

O deputado federal conta com bases eleitorais sólidas no interior, notadamente entre os produtores rurais. Há quem avalie que pode ser prejudicado pela candidatura de Lissauer Vieira.
5
José Nelto

Se disputar pelo Podemos, que até agora não apresentou nomes consistentes, dificilmente será reeleito. Pelo União Brasil, suas chances aumentam. A ressalva é que, como será um dos coordenadores da campanha presidencial de Sergio Moro, dificilmente terá como deixar o Podemos.
6
Lissauer Vieira

O presidente da Assembleia Legislativa é um nome considerado consistente. Se disputar pelo PSD, corre o risco de ajudar na eleição de Francisco Júnior — com forte base eleitoral em Goiânia — e ficar fora da Câmara dos Deputados. No PP, que tem dois candidatos fortes a deputado, Adriano do Baldy e Professor Alcides Ribeiro, a eleição também seria complicada. No União Brasil, com cerca de 100 mil ou 120 mil votos, será eleito com facilidade, possivelmente.
7
Marcos Rios

Promotor de justiça respeitado, uma referência no Ministério Público de Goiás, é, em termos de conteúdo, consistente. Resta aferir a consistência eleitoral.
8
Nilo Resende

Trata-se de uma incógnita política. Há quem aposte que deverá disputar mandato na base do governador Ronaldo Caiado. Mas há quem aponte que também articula com Gustavo Mendanha.
9
Pedro Sales

Nunca disputou mandato eletivo. Mas pode ser a grande surpresa eleitoral da disputa de 2022, com uma votação gigante. Na presidência da Goinfra, o jovem executivo conquistou os prefeitos, pelo atendimento ágil, franco e sem enrolação. É uma das apostas do governador Ronaldo Caiado.
10
Rodney Miranda

O policial federal conseguiu melhorar a segurança em Goiás e se tornou uma pessoa popular. Chegou-se a falar que poderia disputar pelo Republicanos. Mas deve ser candidato pelo União Brasil.
11
Sandes Júnior

Vereador em Goiânia, tende a sair do PP. Mas receia que o partido tente “tomar” seu mandato na Justiça. Já foi deputado federal várias vezes. Se Delegado Waldir não for candidato, tende a absorver parte de seu eleitorado.
12
Zacharias Calil

Uma pesquisa mostrou que é, ao lado do Delegado Waldir, um dos políticos mais populares em Goiânia. Quer disputar mandato de senador, mas deve disputar a reeleição. É apontado como hors concours. Seus eleitores não mudam o voto.