União Brasil planeja eleger 5 deputados federais em 2026
10 novembro 2024 às 00h00
COMPARTILHAR
Partido do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o União Brasil planeja eleger de quatro a cinco deputados federais na disputa eleitoral de 2026, daqui a um ano e dez meses.
As principais apostas do União Brasil são Bruno Peixoto, José Nelto, Delegado Waldir Soares, Silvye Alves e Pedro Sales.
Confira alguns prognósticos
Há uma aposta de que, no União Brasil, Bruno Peixoto e Silvye Alves serão os campeões de voto. Há quem aposte que terão — cada um — mais de 200 mil votos. Na eleição de 2022, Silvye Alves obteve 254.653 votos. A única a se aproximar do recorde do Delegado Waldir (274.406 votos). Foram tantos votos que a jornalista acabou elegendo o médico Zacharias Calil.
Experts em disputas para deputado sugerem que José Nelto e Delegado Waldir serão eleitos, com votação na faixa de 120 a 130 mil votos. Eles frisam que Pedro Sales, se realmente disputar, terá entre 100 mil e 110 mil votos. Portanto, também seria eleito.
Há, portanto, a possibilidade de o União Brasil eleger cinco deputados federais, sobretudo se Silvye Alves e Bruno Peixoto forem realmente bem votados.
De acordo com um membro proeminente do União Brasil, o deputado federal Zacharias Calil dificilmente será reeleito. “Em 2018, obteve uma votação extraordinária, 151.508 votos, e foi o terceiro mais votado. Quatro anos depois, em 2022, conquistou apenas 87.919 votos. De uma eleição para a outra, perdeu 63.589 votos. Isto é um sinal de que não empolga mais. É provável que sua votação caia para 50 mil ou 60 mil votos. O parlamentar virou mais do mesmo, um político como outro qualquer. Ao contrário do que se esperava, ele não fez a diferença na Câmara dos Deputados. Acomodou-se, daí a queda na votação.”
Porém, se Delegado Waldir e Pedro Sales não forem candidatos — ao menos o primeiro tende a ser —, Zacharias Calil poderá ser puxado tanto por Silvye Alves quanto por Bruno Peixoto. Portanto, ao contrário do que sugere o membro do União Brasil, não está fora do jogo. Há quem postule que vai trocar o União Brasil pelo PL, com o objetivo de disputar mandato de senador em 2026, ao lado do senador Wilder Morais, que pretende ser candidato a governador. Mas o deputado nunca falou disso com a impressa. Portanto, trata-se de mera especulação. (E.F.B.)