Só há 35 vagas. A eleição para vereador é complexa e alguns bairros costumam surpreender criando uma espécie de voto distrital

Um partido político precisa obter pelo menos 18 mil votos para eleger um vereador em Goiânia Então, se obtiver 36 mil votos, o partido elegerá dois vereadores. Para partidos pequenos, sobretudo, é uma missão quase inglória. É preciso trabalhar muito. Pôr o pé no chão e não ficar plugado tão-somente nas redes sociais. Não se estabelece relações de confiança, segundo seis vereadores ouvidos pelo Jornal Opção, por meio da internet.

O Jornal Opção pediu para vários políticos, de diversos partidos, apontarem uma lista não de candidatos que serão eleitos — afinal, ninguém tem bola de cristal e pesquisas eleitorais, quando se trata de disputa para vereador, não têm, no geral, serventia —, mas que têm chance de ganhar. Não se trata, a rigor, de uma lista de favoritos, e sim de potenciais favoritos. Os próprios políticos sugeriram que, quanto a candidatos a vereador, é muito difícil apontar “favoritos”. Os bairros da capital — alguns são verdadeiras cidades, com mais de 50 mil eleitores — costumam surpreender. De lá, quase sempre, são enviados vereadores que nenhuma lista colocava como favoritos. Por isso, toda e qualquer lista deve ser vista como especulativa, e não um retrato preciso da realidade. O retrato exato só sai no dia 15 de novembro de 2020 — num domingo. É o que vale.

Os políticos listaram os candidatos que consideram “fortes” com base na história de cada um e nos apoios que estão recebendo. Veja-se o caso de Desirée Peñalba. Por que é considerada forte? Porque conta com o apoio do governador Ronaldo Caiado. Anselmo Pereira é, dos atuais vereadores, o que mais tem mandatos. Aliados brincam que, depois de passar tantos anos na Câmara Municipal de Goiânia, Anselmo Pereira já pode reivindicar “usucapião” do imóvel.

Plenário da Câmara Municipal de Goiânia | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Clécio Alves é um dos campeões de voto do MDB, há anos, assim como Anselmo Pereira (que tem o hábito de mudar de partido). Elder Dias é o nome mais sólido da Rede. Mas o partido terá 18 mil votos para bancá-lo? O Podemos aposta em pelo menos três nomes, tidos como consistentes. O mais cotado é Felipe Cortêz, presidente metropolitano.

Quem será o campeão de votos? Há quem aposte que será um evangélico, mas não se citou um nome. Outros asseguram que Sandes Júnior tem condições de ser o primeiro colocado. Porque seria popular na capital. O presidente da Câmara, Romário Policarpo, também estaria bem posicionado. Da eleição de 2016 para 2020, o vereador teria reforçado sua musculatura.

Perguntamos aos políticos: por que citaram Luciula do Recanto, do PSD? Respondem: porque é tida como uma das principais ativistas em defesa dos animais.

A lista excluiu Wellington Peixoto e colocou o nome de seu pai, Sebastião Peixoto. E acrescentou Célia Valadão, que, segundo o MDB, é uma de suas grandes apostas.

Por fim, fica o registro de que a lista a seguir está em ordem alfabética, e não de favoritismo.

Confira a lista completa

Aava Santiago/PSDB

Afrêni Gonçalves/PSDB

Anderson Bokão/DEM

Anselmo Pereira/MDB

Cabo Sena/Patriota

Carlim Café/MDB

Célia Valadão/MDB

Clécio Alves/MDB

Cleibe Morais/MDB

Desirée Peñalba – DEM

Dill Oliveira/PTC

Elder Dias/Rede

Eudes Vigor/PTC

Felipe Cortêz/Podemos

Geovani Antônio/PSB

Gustavo Cruvinel/MDB

Henrique Alves/MDB

Igor Franco/Pros –

Irma Cida/PTB

Izídio/MDB

João Paulo Camargo/PRTB

Joãozinho Guimarães/Solidariedade

Juarez Lopes/PDT

Kilão (Elson Vandes de Souza)/Podemos

Leia Klébia/PSC

Lucas Kitão/PSL

Luciula do Recanto/PSD

Marina Sant’Anna/PT

Mário Mercez/DC

Markim Goya/Patriota

Mauria Gouveia/PSL

Mauro Rubem/PT

Oseias Varão/Progressistas

Pastor Isaías/Republicanos

Pastor Wilson/PMB

Paulinho de Jesus/PSDB

Paulo Daher/PMN

Paulo Magalhães/DEM

Pedro Azulinho/PSB

Priscilla Tejota/PSD

Rodolfo Souza/PSL

Romário Policarpo/Patriota

Sabrina Garcez/PSD

Sandes Júnior/Progressistas

Santana Gomes/PRTB

Sargento Novandir/Republicanos

Sebastião Peixoto/DEM

Tatiana Lemos/PC do B

Thialu Guiotti/Avante

Tiãozinho Porto/MDB

Welton Lemos/Podemos

Zander Fábio/Patriota