Tucana Daniela Carneiro Vaz planeja retirar Jânio Pacheco da Prefeitura de Ipameri

30 outubro 2022 às 00h00

COMPARTILHAR
Nos bastidores, por enquanto só nos bastidores, começam a circular pesquisas a respeito da baixa popularidade do prefeito de Ipameri, Jânio Pacheco. “Janinho [como é conhecido] é bom de conversa, mas não é de cumprir tratos. Sua gestão tem desgastes e ele não reage. No lugar de culpar a si próprio, dada sua falta de iniciativa, prefere culpar terceiros. Pode anotar: mesmo com a máquina nas mãos, será derrotado pela ex-prefeita Daniela Carneiro (PSDB)”, afirma um político local.
Daniela Carneiro Vaz foi prefeita por dois mandatos consecutivos e, de acordo com agentes políticos locais, teria deixado a gestão municipal bem avaliada. Um aliado é peremptório: “Daniela tem escassa estrutura, mas tende a vencer Janinho, porque este, tecnicamente, não dá conta de administrar a prefeitura. A cidade está com saudade de Daniela”.

Frise-se que Jânio Pacheco tem o apoio do prefeito de Catalão, Adib Elias (que alguns consideram uma espécie de subprefeito de Ipameri), do deputado federal José Nelto, do pP, e do deputado estadual eleito Jamil Calife, do pP. Mas o prefeito perdeu o apoio da deputada federal Flávia Morais, do PDT. Ela foi a segunda mais votada no município, mas José Nelto ficou em primeiro. O prefeito teria “jogado pesado” contra a parlamentar, segundo um pedetista.

O padrinho político de Daniela Carneiro Vaz é o ex-governador Marconi Perillo, mas a tucana tem estatura, de acordo com seus aliados. Portanto, não depende de apoio político externo, exceto financeiro.
O União Brasil tende a apoiar o empresário Bartô Nascimento (Bartolomeu Honório do Nascimento), que foi derrotado por Jânio Pacheco na eleição de 2020. Os padrinhos do pré-candidato são o deputado estadual Cairo Salim, do MDB, e a deputada federal eleita Marussa Boldrin, do MDB.
O vereador Alisson Rosa é cotado para disputar a prefeitura pelo Republicanos. Seus padrinhos políticos são o deputado federal João Campos, do Republicanos, e o deputado estadual reeleito Lucas Calil, do MDB.

Fala-se também no policial militar Valfredo Perfeito, do Patriota. Porém, como não foi muito bem votado para deputado estadual (2.498 votos) — chegando a ter menos votos em Ipameri do que Jamil Calife (3.729 votos) —, pode ficar fora do páreo. Frise-se que ele é de Ipameri e Calife é de Catalão.
Cinco líderes políticos da cidade disseram ao Jornal Opção que a disputa se dará entre Daniela Carneiro Vaz e Jânio Pacheco. “Se a eleição fosse hoje, Daniela venceria com relativa facilidade. Porém, Janinho tem tempo para consertar a casa e dar a volta por cima. Ele pode acabar derrotando a favorita”, assinala um dos entrevistados. “Janinho precisa agregar e ser mais proativo”, acrescenta outra fonte.