Trindade terá a batalha dos exércitos eleitorais de Marden Jr., de George Morais e de Dr. Antônio

O deputado Dr. Antônio não aceita composição com George Morais, alegando que está na liderança. Não se deve subestimar o peso político de Jânio Darrot

Dr. Antônio de Moraes: candidato pelo DEM | Foto: Divulgação

Na política não se pode subestimar nem superestimar os adversários. Quem subestima pode acabar sendo surpreendido por um adversário que parecia fraco mas acabou por se revelar forte. Quem superestima acaba por quedar-se paralisado ante o receio de enfrentar alguém que parece mas, no fundo, não é imbatível.

Marden Júnior: candidato do Patriota | Foto: Reprodução

No momento, assiste-se políticos subestimando a força eleitoral do prefeito de Trindade, Jânio Darrot, do PSDB, que banca o vereador Marden Júnior, do Patriota, para prefeito de Trindade. Individualmente, não há, no momento, nenhum político com a força político-eleitoral do gestor municipal. Pesquisas demonstra sua alta capacidade de transferir votos.

George Morais: candidato pelo PDT | Foto: Divulgação

Portanto, não cabe subestimar nem Jânio Darrot nem Marden Júnior. O jovem vereador pode acabar surpreendendo figuras consagradas da política local, até porque, em relação a eles, é a verdadeira renovação.

A rigor, a disputa em Trindade será entre exércitos eleitorais que são máquinas poderosas. No fundo, são três as armadas mais consolidadas e perigosas para os adversários.

Alexandre César, candidato pelo PSD | Foto: Reprodução

Primeiro, a máquina liderada por Jânio Darrot, que está assentada no poder há oito anos, tendo derrotado, por duas vezes, as outras máquinas eleitorais, como a do MDB de Ricardo Fortunato e a do PDT de George Morais e Flávia Morais.

Segundo, a máquina comandada pelo deputado estadual e médico Dr. Antônio Carlos Caetano de Moraes, do Democratas. O parlamentar tem forte presença política em Trindade, em razão de seu estilo assistencialista de fazer política. Mas o que fortalece ainda mais é o apoio do governador Ronaldo Caiado, do Democratas.

Jânio Darrot: prefeito de Trindade | Foto: Divulgação

Terceiro, a máquina dirigida pelo médico e ex-prefeito George Morais e pela deputada federal Flávia Morais. Adepto da política assistencialista, George Morais tem forte presença nos bairros pobres da cidade. Setores do governo tentaram juntar ele e Dr. Antônio, mas nenhum quer vice. Todos querem disputar a prefeitura, acreditando que, sem Jânio Darrot no páreo, será mais fácil sagrar-se vitorioso. Um aliado de Dr. Antônio sustenta que, “como lidera, o parlamentar tem chance de ser eleito”.

Flávia Morais: deputada federal | Foto: Divulgação

George Morais propala que conquistou o apoio de oito partidos, inclusive do MDB. Mas o emedebista Ricardo Fortunato dizia, até a semana passada, que iria disputar a prefeitura.

Há quem acredite que Flávia Morais, ainda não convenção, pode acabar sendo a candidata do PDT. Mas a deputada federal teria um compromisso com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, de permanecer na Câmara dos Deputados. Sua suplente, Flávia Cunha, não pertence aos quadros do PDT.

O PSD banca Alexandre César para prefeito. Sua estrutura não é gigante como a dos demais pré-candidatos, mas o político é apontado como articulado e é uma das apostas da cúpula estadual do partido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.