Na pesquisa Ipec, divulgada na terça-feira, 23, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, do Republicanos, aparece em primeiro — com 40% — para a disputa do governo. Ronaldo Dimas, do PL, tem 17%.

O instituto Ipec ouviu 800 pessoas, de 20 a 22 de agosto, em 35 municípios. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 3 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número TO-04301/2022.

Irajá Silvestre — com a senadora Kátia Abreu, sua mãe — tem 8% | Foto: Reprodução

O quadro está definido? Tudo indica que não, de acordo com experts em política do Tocantins. É o quadro ainda sem o “esquentamento” da campanha. Portanto, pode ser reversível. Porém, acendeu a luz amarela na campanha de Ronaldo Dimas, pois parece evidente que a estrutura da máquina, sob controle de Wanderlei Barbosa, está fazendo a diferença. Chama a atenção o fato de que a intenção de voto do governador é maior do que a de todos os candidatos somados.

Paulo Mourão (PT) tem 8% | Foto: Divulgação

Números da pesquisa estimulada

Wanderlei Barbosa (Republicanos): 40%

Ronaldo Dimas (PL): 17%

Irajá (PSD): 8%

Paulo Mourão (PT): 8%

Carmen Hannud (PCO): 1%

Coronel Ricardo Macedo (PMB): 1%

Dr. Luciano de Castro (DC): 1%

Karol Chaves (PSOL): 1%

Brancos e nulos somaram 12% e 12% não sabem ou não responderam.

Números da Pesquisa espontânea

Wanderlei Barbosa (Republicanos): 26%

Ronaldo Dimas (PL): 8%

Paulo Mourão (PT): 2%

Irajá (PSD): 1%

Coronel Ricardo Macedo (PMB): 0%

Dr. Luciano do Oswaldo Cruz (DC): 0%

Karol Chaves (PSOL): 0%

Só uma candidata, Carmen Hannud (PCO), não recebeu menção na pesquisa espontânea. Brancos e nulos somam 9% e 50% não sabem ou não responderam.