Site aponta Kajuru como um dos políticos mais transparentes em Brasília

23 julho 2023 às 00h06

COMPARTILHAR
Cobra-se muito de que políticos sejam transparentes em suas ações e nada mais justo que seja assim. Mas, antes de tudo, é bom entender que todos os parlamentares têm obrigatoriamente de prestar contas pelo menos do mínimo, ou seja, daquilo que é exigido por lei.
O portal Congresso em Foco, especializado na cobertura do Legislativo em Brasília, tem um ranking que mostra como se encontra, em termos de transparência, o desempenho do mandato de cada deputado ou senador para além desse trivial.
No entanto, em se tratando do quesito transparência, quando tomado por esse viés, poucos se destacam, tanto na Câmara como no Senado. Na avaliação em estrelas, que começa com zero e vai até cinco, há apenas um nome com a pontuação máxima no Senado. É Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), que foi o relator do Projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022.
De seus 80 colegas na Casa, apenas cinco estão no nível logo abaixo, de quatro estrelas. Entre eles está Jorge Kajuru (PSB-GO), ao lado de Mara Gabrilli (PSD-SP), Styvenson Valentim (Podemos-RN), Leila Barros (PDT-DF) e Randolfe Rodrigues (sem partido-AP). Os outros dois senadores de Goiás, Vanderlan Cardoso (PSD) e Wilder Morais (PL), tiveram respectivamente notas 1 e zero.
Entre os itens avaliados para compor a avaliação, além de ter respondido ao questionário do próprio Congresso em Foco (item que mais pesa na nota), estão: ter site próprio para o mandato; publicação de agenda online de compromissos como parlamentar; justificativas sobre diversos gastos (consultorias, divulgação, passagens aéreas para fora do Estado de origem etc.); e relação de servidores lotados no gabinete, com remuneração e função exercida.