Simone Tebet é a candidata a presidente da República pelo MDB. A seguir, confira uma pequena análise técnica de sua propaganda eleitoral.

Iúri Rincon Godinho

Formato

Comum, apenas um minidocumentário bem realizado. De maneira geral, falta povão, falta aglomeração e entusiasmo nas propagandas eleitorais deste ano.

Propostas

Genéricas, comuns, sem uma grande bandeira. Servem pra tudo: cheerleader, síndica, qualquer cargo eletivo. É uma candidata imprensada pelo tempo, daí que sua principal preocupação é ser conhecida. Devia fazer como a Soraia Thronicke e apresentar uma proposta bombástica, como a do imposto único.

Acertos

Tem um bom tempo de TV. É mulher e as mulheres estão em alta pelo menos desde os anos 1960. É jovem, inteligente, bonita, articulada mas nada muito além disso.

Erros

Não consegue se colocar como opção/alternativa ao presidente Jair Bolsonaro e ao ex-presidente Lula da Silva.

Não será vista nesta eleição como terceira via. Não tem cara de povão como Lula. Não convence que pode governar. Não apresenta nomes de seu governo, coisa que Bolsonaro fez muito bem em 2018 com seu Posto Ipiranga Paulo Guedes.

Se crescer será pela insatisfação com os candidatos que estão à frente dela, não por méritos da comunicação. Pode superar Ciro Gomes, mas dificilmente ultrapassará Bolsonaro e Lula da Silva. A estabilidade das atuais pesquisas mostram isto.

Iúri Rincon Godinho é jornalista.