O vereador Virmondes Cruvinel (PSD) vem se consolidando como o candidato a deputado estadual com maior apoio no segmento da Cultura em Goiás. E não é para menos. O jovem político, em seu mandato na Câmara Municipal, apresentou diversos projetos que contemplam o setor. Uma das iniciativas mais elogiadas é o Projeto Arte Segura, assinado por Virmondes (foto) e pelo seu colega Eduardo de Souza (PV), que pretende implementar melhores condições de segurança em espaços culturais de Goiânia.

Virmondes e Souza formaram uma comissão com representantes de vários espaços culturais da Capital para discutir sobre as situações de risco vividas por artistas, equipes técnicas e o público em geral. Situações, que segundo eles, estão se tornando críticas. Foram representados espaços culturais de várias esferas: Goiânia Ouro, Centro Livre de Artes, Gustav Ritter, Octo Marques, Teatro Goiânia, Centro Cultural UFG, Martim Cererê, Basileu França, Teatro Madre Esperança Garrido e Teatro Sesi.

“Após a discussão com o pessoal, formulamos um questionário para ajudar a subsidiar a interelação entre o segmento cultural e a Secretaria de Segurança Pública”, diz Virmondes Cruvinel. O vereador também intermediou o encontro dos gestores com o titular da Pasta, Joaquim Mesquita. Nesta semana, foram encaminhados ao gabinete do secretário os relatórios sobre as condições e necessidades de cada espaço cultural.

Para Virmondes, o Projeto Arte Segura surgiu de todas essas discussões e propõe uma rede de proteção e segurança a todos os envolvidos com os ofícios culturais em Goiânia – tanto público quanto artistas e profissionais da área técnica. Segundo um produtor cultural, “por ser aberto ao diálogo e ter uma postura impecável, Virmondes é uma grata revelação na política e já o consideramos como representante do setor da Cultura em Goiás”.