O senador Wilder Morais, do PL, é amigo do governador Ronaldo Caiado, do União Brasil, e não lhe faz oposição nem ostensiva nem velada.

Porém, nas próximas semanas, Wilder Morais deve declarar, agora oficialmente, apoio ostensivo ao governo de Ronaldo Caiado.

Wildistas dizem que o projeto do senador é disputar o governo de Goiás em 2026, com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Porém, se Ronaldo Caiado apoiar Daniel Vilela, do MDB, para governador — o que desequilibrará o jogo em prol do emedebista, possivelmente —, há a possibilidade de o senador se resguardar para a disputa de 2030.

Em 2030, se tiver sido eleito, Daniel Vilela não poderá disputar a eleição (claro, se tiver assumido o governo em 2026). Então, a base governista “não” terá, possivelmente, candidato natural em 2030. Se tiver apoiado Daniel Vilela, este poderá apoiá-lo. São especulações, mas que talvez não estejam distantes do que realmente pode acontecer.

Se insistir e disputar em 2026, e for derrotado, Wilder Morais irá fragilizado para a disputa eleitoral de 2030, possivelmente como postulante à reeleição ao Senado. Entretanto, se permanecer na base do governador Ronaldo Caiado, mostrando lealdade e descortino, poderá ser um candidato forte a governador em 2030. (E.F.B.)