Senador do Tocantins é o novo líder do governo Bolsonaro no Congresso

17 outubro 2019 às 14h26

COMPARTILHAR
A turma de Bolsonaro diz que Joice Hasselmann seria “Joice Doria” e propõe Eduardo Gomes para o seu lugar

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) — os bolsonaro-boys a chamam de Joice Doria — não é a mais líder do governo do presidente Jair Bolsonaro no Congresso. Ela será substituída pelo senador Eduardo Gomes, do MDB do Tocantins.
Bolsonaristas dizem que Joice deixaria o cargo independentemente da crise do presidente com o PSL. “O Globo” ressalta que “a situação de Joice ficou insustentável no governo na quarta-feira, após a deputada assinar uma lista de apoio à permanência de Delegado Waldir (GO) na liderança do PSL na Câmara. Bolsonaro articulou para que um dos seus filhos, o deputado Eduardo Bolsonaro (SP), assuma o lugar”.

Ativa, com posições fortes, Joice Hasselmann articula, de maneira eficiente, tanto com Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, quanto com Davi Alcolumbre, presidente do Senado. Mantém trânsito fácil com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Mas não teria o apreço do ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos, que prefere articular com o deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), líder do governo na Câmara dos Deputados e desafeto do deputado Delegado Waldir Soares.
Bolsonaro tem criticado Joice Hasselmann, sugerindo que tem um pé na sua canoa e um pé na canoa do governador de São Paulo, João Doria. O tucano pretende disputar a Presidência da República em 2022 e acredita que a deputada vai “trai-lo”. A parlamentar planeja disputar mandato de prefeita de São Paulo e mantém relacionamento estreito com Doria. Mas tem sido leal a Bolsonaro, no Congresso. O deputado Eduardo Bolsonaro joga contra o projeto de Joice.