Com eleitorado crescente, Senador Canedo, município do Entorno de Goiânia, é cada vez mais cobiçado pelos políticos que planejam disputar mandato de deputado estadual e federal.

Para a disputa de 2016, daqui a um ano e onze meses, ao menos sete candidatos a deputado estadual e federal devem ser patrocinados por líderes da cidade. É provável que, entre 2025 e 2026, surjam outros candidatos.

1

Deputado federal

Para deputado federal, há três nomes cotados. O senador Vanderlan Cardoso (PSD), que dificilmente terá condições de disputar a reeleição em 2026 — dado o fato de ter perdido a eleição para prefeito de Goiânia (ficou em quinto lugar) e de sua mulher, Izaura Cardoso, ter ficado em terceiro lugar em Senador Canedo —, tende a ser candidato a uma vaga na Câmara dos Deputados.

Pedro Sales: com o apoio de Fernando Pellozo, será consistente | Foto: Divulgação

Vanderlan tende a operar em várias cidades, sobretudo em Goiânia e em Senador Canedo.

O secretário de Infraestrutura do governo de Goiás, Pedro Sales (União Brasil), é cotado para disputar mandato de deputado federal. A rigor, ele nunca disse que vai postular uma vaga na Câmara dos Deputados.

Se for candidato, Pedro Sales pode conquistar o apoio do prefeito Fernando Pellozo.

Cristiane Pina é pré-candidata a prefeita de Senador Canedo | Foto: print/do processo
Cristiane Pina: a médica é uma política articulada | Foto: Divulgação

Uma surpresa pode ser Cristiane Pina (Solidariedade) como candidata a deputada federal. A médica ficou em segundo lugar na disputa para prefeita de Senador Canedo, em 2024, com boa votação e superando Izaura Cardoso (PSD).

2

Deputado estadual

A principal disputa será para deputado estadual. Há vários nomes colocados e devem surgir outros.

Izaura Cardoso: a aposta do grupo do senador Vanderlan Cardoso | Foto: Kevin Lucas

Izaura Cardoso, como quer Vanderlan Cardoso, deve ser candidata a deputada estadual. Mesmo tendo sido derrotada para prefeita, é um nome forte.

Henrique Arantes planeja voltar à Assembleia Legislativa de Goiás | Foto: Assembleia Legislativa

O ex-deputado estadual Henrique Arantes, do MDB, planeja voltar à Assembleia Legislativa em 2026. Ele transferiu seu domicílio eleitoral para Senador Canedo. Se obtiver o apoio de Fernando Pellozo, será um candidato consistente. Porque conta também com estrutura em Goiânia e em outras cidades.

Júlio Pina: o deputado estadual para a reeleição em 2024 | Foto: Divulgação

O deputado estadual Julio Pina, do Solidariedade, deve ser candidato à reeleição. É apontado como um nome consistente. Mas não contará com o apoio do prefeito Fernando Pellozo, o principal general eleitoral do município.

Misael Oliveira: ex-deputado e ex-prefeito de Senador Canedo | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

O ex-prefeito de Senador Canedo e ex-deputado estadual Misael Oliveira apoiou a reeleição de Fernando Pellozzo. Então, pode ser um dos candidatos apoiados pelo prefeito. (E.F.B.)