Em Morrinhos um único político é páreo de fato para o prefeito Rogério Troncoso, o “Zangoso”, do PTB. Trata-se do empresário Joaquim Guilherme, do PR. O problema é que, embora admita que pode disputar, ele sempre foge da raia. Consta que é pão-duro e não quer gastar dinheiro na campanha. Aliados de “Zangoso” dizem outra coisa: Guilherme teme perder para o prefeito e ficar desmoralizado politicamente.

Assim, na falta de Guilherme, a oposição deve lançar, pela segunda vez, o jovem e, politicamente, imaturo Tiago Mendonça, do PMDB. Guilherme teria tentado atrair Mendonça para a base do governador Marconi Perillo, porém, devido a injunções políticas locais, o produtor rural optou por permanecer no PMDB.

Na campanha passada, embora tenha sido derrotado, Mendonça fez uma campanha bem feita, qualitativa (trabalho da competente equipe de Jorcelino Braga). Em 2016, mais amadurecido, talvez tenha alguma chance contra “Zangoso”, por sinal bem avaliado pela população. O prefeito consegue a proeza de ser considerado antipático e, ao mesmo tempo, popular pelos eleitores.