O parlamentar do PP é, seguramente, um dos políticos mais municipalistas de Goiás

O deputado federal Sandes Júnior é vítima de uma série de preconceitos. Em todas as campanhas, os demais candidatos e líderes partidários não apostam nenhum centavo na sua vitória. Porém, contados os votos, o que se vê é Sandes Júnior reeleito mais uma vez, com votações consistentes.

Há os que dizem: “Ele não tem eleitor — só tem fã”. Há dois equívocos. Primeiro, fã também vota, portanto é eleitor. Segundo, Sandes Júnior tem, sim, eleitores — e muitos —, senão não estaria sendo reeleito há várias disputas. Eleição para deputado federal é guerra quase atômica.

Na verdade, como sabem os prefeitos e os leitores, Sandes trabalha, e muito, apresentando projetos consistentes e polêmicos. Ele não tem receio do debate e de possíveis desgastes, ao contrário do que sua imagem serena e afável sugere.

Os prefeitos de várias cidades, que não podem ser listados meramente como fãs, sabem que, na Câmara dos Deputados, o parlamentar do PP é um gigante na defesa de seus interesses.

O prefeito de Porangatu, Eronildo Valadares, é do PMDB, mas disse ao Jornal Opção que não tem como não apoiar Sandes Júnior para deputado federal. O pepista colocou no orçamento da União mais de 1 milhão de reais para a Prefeitura de Porangatu comprar máquinas pesadas. Valadares é franco e direto: afirma que, além de Sandes Júnior, também apoia o correligionário Pedro Chaves, deputado federal.

O prefeito de Trindade, Jânio Darrot, tem seus compromissos políticos com o PSDB, partido ao qual é filiado, mas também colocou aliados para apoiar Sandes Júnior no município.

O mesmo ocorre com Itamar Barreto, prefeito de Formosa. Ele pertence ao PSD e, por isso, tem de apoiar um candidato de seu partido para deputado federal, mas um grupo foi destacado para articular a campanha de Sandes no município.

Em Inhumas, o prefeito Dioji Ikeda, do PDT, decidiu apoiar Sandes Júnior, com um argumento convincente: é o deputado federal que mais ajuda sua gestão e, por consequência, o município.

Assim como os prefeitos Jânio Darrot, Eronildo Valadares, Itamar Barreto e Dioji Ikeda, vários outros prefeitos estão trabalhando, direta ou indiretamente, na campanha de Sandes Júnior, que mais uma vez deve surpreender os políticos e repórteres que pensam de modo tradicional e, às vezes, reproduzindo preconceitos.