Atualmente adversários no campo político, Sandro Mabel (UB) e Vanderlan Cardoso (PSD) têm um histórico de amizade e proximidade. Os dois vêm do campo empresarial, área em que obtiveram grande êxito pessoal – Mabel com as famosas Rosquinhas Mabel e Vanderlan com os salgadinhos Micos.

Foi, inclusive, um grande desafio para o Fórum Empresarial tomar partido na disputa quando ambos decidiram se lançar candidatos. Alguns empresários chegaram a tentar convencer Vanderlan de abrir mão do projeto pessoal e se aliar a Mabel, uma vez que a maioria esmagadora dos empresários decidiu apoiar o candidato do UB, mas sem sucesso.

Agora, em plena campanha eleitoral, as trocas de alfinetadas e provocações entre os dois candidatos acontecem, como era de se esperar, mas de forma mais civilizada e até inusitada às vezes. Como exemplo, o jeito como um decidiu se referir ao outro na divulgação de pesquisas de intenção de voto.

“Van, van, van! Agora é Vanderlan!”, diz o jingle do pessedista. Mabel não perdoou. Nos gráficos animados publicados nas redes sociais para divulgar as pesquisas de intenção de voto (pesquisas essas que agora apontam a liderança dele), o candidato do UB passou a usar a figura de uma van – sim, o veículo normalmente usado para transporte de pessoas e mercadorias – para se referir ao oponente. Em um desses gráficos, a van está na cor vermelha. Coincidência?

É claro, Vanderlan respondeu “à altura”: agora, o candidato do PSD usa, também nos gráficos animados em suas redes, a figura de uma rosquinha Mabel para se referir ao adversário.

Pelo nível de popularidade que ambos têm entre os goianienses, é possível bater o olho na van ou na rosquinha e já identificar quem ela retrata. Não deixa de ser uma provocação trocada, mas longe de ser desrespeitosa. E convenhamos: ficou engraçado. (T.P.)