O postulante do Podemos tem 24,4%, bem à frente do candidato governista, Eduardo Gomes, que tem 12%, empatado com Paulo Mourão, do PT

Ronaldo Dimas: líder absoluto | Foto: Reprodução

O ex-prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas, do Podemos, lidera, com folga, a disputa para o governo do Tocantins. Levantamento do instituto Paraná Pesquisas — feito entre os 26 e 30 de agosto — mostra que tem 24,4% das intenções de voto.

O segundo colocado, o senador Eduardo Gomes, do MDB, tem 12%. Paulo Mourão, do PT, tem 11% e, considerando a margem de erro de 2,5 pontos percentuais, está tecnicamente empatado com Eduardo Gomes.

Eduardo Gomes: o governador Mauro Carlesse o estaria puxando para baixo | Foto: Reprodução

O senador Irajá Silvestre (PSD) tem 7,5% (o candidato de seu grupo pode ser o empresário Paulo Tabocão, mas há também a possibilidade de apoiar Ronaldo Dimas). O vice-governador Wanderlei Barbosa tem 7,2% (ele só disputa se Mauro Carlesse renunciar, em abril de 2022). O ex-prefeito de Gurupi Laurez Moreira tem, 6,4%. O deputado Toinho Andrade tem 5,4%. O deputado federal Osires Damaso tem 5,2%. O ex-senador Ataídes Oliveira aparece com 2,7%.

O instituto Paraná ouviu 1.526 eleitores, em 72 municípios, por telefone.

Paulo Mourão: mesmo sem estrutura, está empatado com o segundo colocado | Foto: reprodução
Eleitorado exibe forte sentimento de mudança

A pesquisa mostra a força eleitoral de Ronaldo Dimas, que representa a mudança, pois não é alinhado com o governador Mauro Carlesse. Ao mesmo tempo, indica certa fragilidade de Eduardo Gomes. Mesmo com o apoio de Carlesse e de contar com o apoio de uma ampla estrutura — inclusive financeira —, o senador está empatado com Paulo Mourão, que conta com uma estrutura mínima.

Pesquisas qualitativas sinalizam que há um forte sentimento de mudança no Tocantins. Os eleitores estão sugerindo que não querem continuidade, ou seja, um candidato bancado por Carlesse. Tal candidato é, exatamente, Eduardo Gomes.