A rigor, o governador de Goiás foi mudando a equipe aos poucos. E vários nomes já foram trocados

Sem que a mídia percebesse, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil, foi reformando a equipe aos poucos — para não prejudicar a execução (e continuidade) dos projetos. Mudanças aconteceram no primeiro escalão, mais visíveis, e no segundo escalão, menos visíveis.

A recomposição política forçosamente levará a algumas mudanças, mas as principais já foram feitas — sem que a mídia divulgasse as trocas na equipe como se fosse uma reforma (o que, de fato, era e é). Mas o governo está decidido a fazer novos rearranjos políticos, porém de caráter técnico. Como aconteceu recentemente no Detran. Lá assumiu Eduardo Machado, que há havia sido presidente da Metrobus e auxiliar de alguns governos.

Fião de Castro assumiu a Codego, assim o coronel Brum foi indicado para a Secretaria de Segurança Pública.

Então, insistindo, a reforma da equipe já está feita, portanto, a partir dos próximos dias, será tão-somente ampliada.

Agehab/Pedro Sales

O presidente conseguiu fazer a agência de Habitação funcionar. Mas há quem postule que o prefeito de Catalão, Adib Elias, vai indicar um aliado para substitui-lo.

Goinfra/Pedro Sales

Chegaram a sugerir que seria trocado, dadas as contingências políticas. Mas tudo indica que será mantido no cargo.

Saúde/Marcos Ávila (?)

O nome não está definido. O mais citado é o médico Marcos Ávila, uma das estrelas da oftalmologia do país (tratou, entre outros, do escritor Jorge Amado e do político baiano Antônio Carlos Magalhães, o ACM). O ex-secretário Ismael Alexandrino tenta bancar o médico Sandro Rodrigues. A enfermeira Fúlvia Amorim também tem sido citada.

Fazenda/Cristiane Schmidt

De um auxiliar do governador: “Mais forte, impossível”. Ela ajudou Ronaldo Caiado a manter as contas ajustadas.

Segurança Pública/Coronel Brum

O ex-comandante da Polícia Militar substituiu Rodney Miranda, e seu principal desafio é manter a segurança em alto nível. Na área, Goiás é referência nacional. Ele é durão e relaciona-se bem com a Polícia Civil.

Saneago/Ricardo Soavinski

Chegou-se a comentar que seria substituído por Pedro Chaves ou Agenor Mariano, ambos do MDB. Mas deve ser mantido no cargo. Por não ser midiático, parece ser pouco proativo. O governo o avalia como eficiente.

Meio Ambiente/Andreia Vulcanis

Depois de criticada, pelo excesso de burocracia, tende a ser mantida no cargo? Há quem postule que sim. Mas há quem defenda que a secretaria precisa de mais abertura e rapidez nas suas ações.

Educação/Fátima Gavioli

Hoje é vista como uma das secretárias mais eficientes do governo. Os índices da Educação, sob seu comando, são os melhores da história. Goiás, por exemplo, é o primeiro Estado no Ideb.

Ipasgo/Vinicius Luz

O ex-prefeito de Jataí, dada sua experiência como gestor, é o nome tido como certo para o Ipasgo. O presidente Leonardo Lobo Pires é apontado como um executivo eficiente.

Indústria e Comércio/Joel Santana Braga Filho

Além de incentivar a ampliação da industrialização no Estado, aproximou os empresários do governador Ronaldo Caiado.

Agricultura/Tiago Mendonça

O produtor rural de Morrinhos tende a permanecer no cargo. É da cota do governador.

Cultura/César Moura

Há quem sugira que chegou a hora de nomear uma pessoa da área para o cargo. Por exemplo: Cleber Adorno, Anselmo Pessoa (da UFG) e Ademir Luiz (presidente da União Brasileira de Escritores-Seção de Goiás).

Retomada/César Moura

O executivo vai bem no cargo, mas, dentro do governo, há quem postule que precisa se definir pela Retomada ou pela Cultura. Precisa despachar, nos dois turnos, num único lugar.

Goiás Fomento/Eurípedes José do Carmo

Atuou na Agência de Habitação e, em seguida, foi guindado à Goiás Fomento. Assumiu recentemente

Codego/Fião de Castro

O produtor rural e empresário Fião de Castro, pai de Renato de Castro, ex-prefeito de Goianésia, é ligado ao governador Ronaldo Caiado. É apontado como, tecnicamente, eficiente.

Detran/Eduardo Machado

Presidente do Podemos em Goiás, o executivo já foi presidente da Metrobus e atuou em alguns governos.

Detran/Marcos Roberto Silva

Depois de ter sido presidente, Marcos Roberto Silva, da cota pessoal do governador Ronaldo Caiado, foi transferido para a Diretoria de Operações do Detran.

Secom/Marcos Roberto Silva

Pode acumular com a diretoria da Secom (há um estudo a respeito). Se não for Marcos Roberto, será Adriano da Rocha Lima.

Secretaria-Geral da Governadoria/Adriano Rocha Lima

É um dos secretários mais ligados ao governador Ronaldo Caiado. É apontado como criativo e competente.

Secretaria de Desenvolvimento e Inovação/Márcio César Pereira

O atual ocupante é técnico e eficiente. A secretaria é cobiçada por líderes de vários partidos (Republicanos e PDT, por exemplo).