O governador terá um peso decisivo na campanha. Nem todos que apoiar serão eleitos. Mas muitos candidatos deverão ser eleitos graças ao seu apoio

O Jornal Opção perguntou a pesquisadores e marqueteiros quais serão os principais cabos eleitorais em Goiás na disputa para prefeito em 4 de outubro (ou novembro). Todos disseram que há um cabo eleitoral que é, desde já, hors concours. Trata-se do governador Ronaldo Caiado, do partido Democratas. “Caiado é um verdadeiro general eleitoral. Perto dele os demais, como Daniel Vilela, não passam de cabos eleitorais”, brinca, mas falando sério, um pesquisador gabaritado.

Por quais motivos Ronaldo Caiado é “o” cabo eleitoral na disputa eleitoral deste ano? Os entrevistados (que omitem os nomes porque não querem confusão com políticos com os quais eventualmente trabalham) apresentam uma lista de razões.

Ronaldo Caiado, governador de Goiás: presença forte nos municípios na disputa eleitoral de 2020 | Foto: Reprodução

Primeiro, e acima de tudo, o combate à pandemia do novo coronavírus é visto como um dos acertos do governador de Goiás. Caiado é apontado como tendo agido rápido para proteger os goianos, assumindo que tem autoridade. Baseado em informações científicas, impôs uma quarentena em tempo hábil e o resultado é que em Goiás há menos mortes do que na maioria dos Estados.

Segundo, ao enfrentar o presidente Jair Bolsonaro, mostrou que, acima de interesses econômicos e financeiros, está a vida das pessoas. A sobrevivência delas.

Terceiro, sua gestão, além de combater a corrupção anterior, não admite irregularidades. Quem errar será punido e afastado do governo. A bandeira da anti-corrupção está enfeixada nas mãos de Ronaldo Caiado. Os eleitores estão percebendo, na prática, que seu discurso contra a corrupção não era apenas discurso. É um dos pontos altos de Caiado: o que prega faz.

Quarto, mesmo enfrentando uma crise gigante, Ronaldo Caiado promoveu um ajuste profundo na máquina pública, o que tem garantido a estabilidade do governo, como pagamento de servidores e fornecedores, e a conclusão de algumas obras.

Quinto, teve a ousadia de mexer nos incentivos fiscais. Ronaldo Caiado nunca foi contra os incentivos. O que ele quer, e lutou para que isto fosse efetivado, é que as empresas contribuam mais com os goianos. Pode-se dizer, até, que o governador desprivatizou o governo de Goiás.

Portanto, na maioria das cidades de Goiás, Ronaldo Caiado terá um peso decisivo na campanha. Claro que nem todos que apoiar serão eleitos. Mas muitos candidatos deverão ser eleitos graças ao apoio do governador. Graças à aprovação deste. Porque o gestor estadual é visto como um referencial positivo.