Ronaldo Caiado banca candidatos milionários em pelo menos três cidades: Minaçu, Uruaçu e Jataí

Percebendo que não terá apoio do PMDB para a disputa do governo em 2018, o senador do DEM tenta constituir uma base municipal para bancá-lo, política e financeiramente

Victor Priori e Ronaldo Caiado: o candidato a prefeito de Jataí pode ser uma bola fora do senador do DEM | Foto: da campanha de Victor Priori

Victor Priori e Ronaldo Caiado: o candidato a prefeito de Jataí pode ser uma bola fora do senador do DEM | Foto: da campanha de Victor Priori

O senador Ronaldo Caiado, do DEM, adotou uma tática curiosa na eleição deste ano: decidiu bancar candidatos milionários em pelo menos três cidades.

Em Jataí, a segunda cidade mais próspera do Sudoeste de Goias, Caiado aliou-se a Maguito Vilela (PMDB), prefeito de Aparecida de Goiânia, para bancar o multimilionário Victor Priori, do DEM.

Victor Priori é uma espécie de cavalo boliguaio (mistura de boliviano com paraguaio). Como tem dinheiro sobrando — o que cria expectativa sobretudo entre candidatos a vereador e cabos eleitorais —, costuma sair na frente, mas perde todas as eleições. Agora mesmo, saiu na frente de Vinicius Luz, do PSDB, mas já aparece em segundo lugar, conforme a última pesquisa do instituto Serpes/O Popular. Pode ter sido a grande bola fora de Ronaldo Caiado e Maguito Vilela.

Ronaldo Caiado e Nick Barbosa: apoio a um milionário que tortura a Língua Portuguesa diariamente | Foto: jornal "Diário do Norte"

Ronaldo Caiado e Nick Barbosa: apoio a um milionário que tortura a Língua Portuguesa diariamente | Foto: jornal “Diário do Norte”

Em Minaçu, uma das mais importantes cidades do Norte de Goiás, Ronaldo Caiado banca a candidatura de Nick Barbosa (Agenor Ferreira Nick Barbosa), do DEM. Trata-se de um milionário, mas sem nenhuma experiência pública. Jornalistas que ouviram seus discursos ficaram impressionados: surra a Língua Portuguesa o tempo todo. Porém, independentemente de seu grau de instrução e ainda que a gestão pública seja muito diferente da gestão privada (e, para ser agiota, não é preciso de muita instrução), Nick Barbosa lidera as pesquisas de intenção de voto. O motivo: está “torrando” dinheiro a céu aberto, enquanto os demais candidatos não têm os mesmos recursos.

Machadinho, Ronaldo Caiado e Ozires Ribeiro Silva: o candidato (o primeiro da foto) não tem experiência com gestão pública, mas é milionário

Machadinho, Ronaldo Caiado e Ozires Ribeiro Silva: o candidato (o primeiro da foto) não tem experiência com gestão pública, mas é milionário | Foto: Jota Marcelo/Jornal Cidade

Em Uruaçu, Ronaldo Caiado lançou Azarias Machado Neto, mais conhecido como Machadinho, do DEM, para prefeito. Ele enfrenta Valmir Pedro, do PSDB, Solange Bertulino, do PMDB, e Lourenço Neto (consta que seu pai, Lourenço Filho, já estaria na campanha de Machadinho), do PTB. Machadinho é milionário (estaria gastando uma verdadeira fábula, segundo os tucanos do município) e tem chance de ser eleito (seu principal rival é Valmir Pedro, o candidato do governador Marconi Perillo, do PSDB).

Por que Ronaldo Caiado, político sério e consistente, decidiu bancar milionários para prefeito em três cidades importantes de Goiás? Por um motivo explícito: o democrata está percebendo que, em 2018, não terá o apoio do PMDB para disputar a o governo do Estado, sobretudo se Iris Rezende não for eleito prefeito de Goiânia. Por isso, planeja constituir uma base sua, com políticos endinheirados, que, ocupando prefeituras estratégicas, poderão bancar ao menos parte de sua campanha para governador.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.