COMPARTILHAR

Uma pesquisa de intenção de voto, quantitativa e semi-qualitativa, sugere uma avaliação paradoxal a respeito do prefeito de Morrinhos.

Os eleitores avaliam que o prefeito Joaquim Guilherme, do PSDB, é um “bom prefeito”, porém não gostariam de reelegê-lo. Preferem, ao menos no momento, apoiar o ex-prefeito Rogério Troncoso, do MDB.

A pesquisa indica que Joaquim Guilherme é “caprichoso” com a cidade, que é mantida limpa e bem-cuidada. Os eleitores sugerem que se trata de um prefeito “decente”. Se é assim, por que querem trocá-lo? A pesquisa não responde a contento, mas os eleitores acrescentam, sem desmerecer Joaquim Guilherme, que Rogério Troncoso foi um prefeito eficiente, dinâmico. O curioso é que, de acordo com a pesquisa, os perfis de ambos são parecidos.

Rogério Troncoso: ex-prefeito de Morrinhos | Foto: Reprodução

Um repórter do Jornal Opção conversou com quatro políticos da cidade e pediu que avaliassem o quadro político local. Os quatro admitem que Joaquim Guilherme e Rogério Troncoso são gestores eficientes e responsáveis.

Porém, mesmo ouvidos em momentos diferentes, disseram praticamente a mesma coisa de Joaquim Guilherme. Primeiro, o prefeito foi eleito com um grupo, mas, ao assumir, excluiu a maioria dos aliados. “Guilherme disse que não colocaria Ernani Caetano da Silva, seu parente, na prefeitura. Porém, ao assumir, logo o nomeou. E é Ernani, eminência parda, quem opera a máquina pública. É uma espécie de primeiro-ministro”, diz um vereador.

Segundo, até aliados de Joaquim Guilherme o criticam pelo fato de que sua mulher, Eneida Figueiredo, e seu filho, o médico Guilherme Filho, têm forte ingerência na administração municipal. De acordo com um vereador, “Eneida manda tanto na Educação quanto na articulação política. Guilherminho, embora more em Caldas Novas, manda na Secretaria de Saúde. Portanto, pode se falar em familiocracia na prefeitura e isto desagrada o povo de Morrinhos, e inclusive os aliados do prefeito”. O vereador admite, porém, que o prefeito é “honesto e trabalhador”.