Os mais recentes interlocutores do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), têm ouvido palavras entusiasmadas. O gestor municipal vai para a reeleição e acredita que tem chance de ser reeleito.

Quanto à CEI da Comurg, Rogério Cruz demonstra tranquilidade. Ele não está preocupado com o assunto e entregará toda a documentação solicitada pela Câmara Municipal. O prefeito conta, inclusive, com o apoio de vários vereadores — inclusive os seis do MDB.

Na Paço Municipal, ouve-se uma verdade inconteste: a Comurg não é um problema da gestão de Rogério Cruz. A companhia é um problema recorrente, e em todas as gestões.

Fala-se que é preciso instalar uma comissão de medição na Comurg. Porém, de acordo com funcionários públicos, todas as obras da Comurg já têm medição. Porque a prefeitura segue, desde algum tempo, orientação o Ministério Público de Goiás.

Aqueles que conversam com Rogério Cruz, percebem tranquilidade e, ao mesmo tempo, que está atento a tudo que está acontecendo. Não é nenhum nefelibata. Por isso, apesar das pressões — que, apesar dos excessos de praxe, fazem parte do jogo democrático —, vai continuar trabalhando pela cidade e pelos goianienses. O gestor municipal fala com entusiasmo de Goiânia e de seus moradores.

Por ser um político que “agrega”, Rogério Cruz está bem com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil. O gestor estadual o apoia na administração de Goiânia. O Republicanos segue firme com o prefeito. O senador Wilder Morais, do PL, se prontificou a ajudar a prefeitura em Brasília. A deputada federal Magda Mofatto — que está de saída do PL — trouxe recursos para o Mutirama e para o Jardim Zoológico. O grupo da parlamentar participa da gestão municipal, na área de turismo.

O PDT da deputada federal Flávia Morais tem contribuído com recursos federais para a prefeitura. Um aliado de Flávia, Durval Pedroso, é o secretário de Saúde.

O Solidariedade está representando pelo secretário da Infraestrutura, Denes Pereira, político que é interlocutor frequente do governador Ronaldo Caiado. Ele é o presidente estadual do partido.

O pP do ex-ministro Alexandre Baldy já fechou aliança com Rogério Cruz. Deve indicar um secretário nos próximos dias.

Em termos de pavimentação, a prefeitura, sob Rogério Cruz, está refazendo o asfalto em alguns bairros. Em algumas regiões fez-se o asfalto (em geral, com massa fria, aí o asfalto não dura), mas não o sistema adequado para o escoamento de água (as galerias pluviais), nos períodos chuvosos. E, claro, nem sempre há esgoto sanitário. De acordo com um secretário, muito do que tem sido feito ainda não foi devidamente reconhecido. “Mas certamente será”, postula.

Fala-se muito na necessidade de Cmeis, mas, segundo o Paço Municipal, há mais de 10 anos que não se construía em Goiânia. A gestão de Rogério Cruz vai concluir seis que estavam paralisados e, depois, vai fazer mais alguns.

Rogério Cruz tem dito àqueles que o visitam no Paço Municipal que vai entregar ao menos 24 obras (Cmeis e UBSs são as prioridades). E, esclareça-se, já estão licitadas. (E.F.B.)