Rodrigão Carvelo: “Elder Galdino é o único que pode derrotar candidato de Adib em Catalão”
17 dezembro 2023 às 00h01
COMPARTILHAR
Atribui-se ao prefeito Adib Elias, sem partido, a seguinte frase: “Nelson Fayad não é candidato — será o próximo prefeito de Catalão”. O mais provável é que o gestor municipal nunca tenha dito isto, mas, quando a lenda é mais interessante do que o fato, de acordo com o diretor de cinema John Ford — no filme “O Homem Que Matou o Facínora” —, convém publicá-la.
O vereador Rodrigão Alves Carvelo (sem partido, era do PRTB) não está interessado na suposta “força” de Nelson Fayad. “Meu candidato, Elder Galdino, do MDB, é o único candidato que tem chance de derrotar Nelson Fayad. Este, por sinal, é leal ao prefeito.”
Comenta-se na cidade que, como é uma espécie de “poste” político, o nome de Nelson Fayad (deve se filiar ao União Brasil) nas urnas será “Nelson do Adib”.
De acordo com Rodrigão Carvelo, o ex-prefeito Velomar Rios (Podemos) aparece bem nas pesquisas de intenção de voto — chega a figurar em primeiro lugar. “Mas não creio que tenha coragem de ‘peitar’ Adib. Tenho a impressão de que Adib prefere perder com Nelson a ganhar com Velomar.”
Um aliado do prefeito explica o “problema” de Adib com Velomar: “Quando Velomar era prefeito, o grupo de Adib Elias sofreu duas derrotas. Adib perdeu a prefeitura para Jardel Sebba, do PSDB, e Adriete Elias, sua mulher, não foi eleita deputada estadual. As duas derrotas foram atribuídas ao suposto escasso apoio de Velomar.
O Jornal Opção perguntou para Rodrigão Carvelo: “Por que José Nelto apoia Velomar Rios para prefeito?” O vereador replicou: “Como se sabe, em 2026, Adib Elias deve ser candidato a deputado e, por isso, não vai apoiar a reeleição de José Nelto, que já está avisado. Ademais, a velha guarda do MDB, inclusive o ex-prefeito Haley Margon Vaz — com mais de 90 anos —, prefere apoiar Velomar”.
Já o deputado federal José Nelto, inquirido se Velomar Rios saiu do páreo, sob pressão de Adib Elias, disse não ter informações sobre o assunto. “O que posso dizer é que, se for candidato, Velomar será imbatível, o que é positivo para o grupo de Adib Elias, que se manterá no poder.”
Rodrigão Carvelo sugere que as oposições se unam para enfrentar o candidato de Adib Elias. “O deputado Gustavo Sebba tende a obter uns 5 mil votos e, deste modo, não ganhará, mas poderá prejudicar Elder Galdino. Fica-se com a impressão de que Gustavo prefere que Nelson Fayad seja eleito para evitar que nasça um novo líder no município. Porque aí ele cairia fora da polarização com Adib Elias.”
O PT já definiu: vai bancar o economista Júlio Paschoal para prefeito, com o apoio de uma frente política de centro-esquerda.
O PL deve lançar o produtor rural Renato Ribeiro. Há quem especule que, por trás da candidatura do presidente do Sindicato Rural de Catalão, esteja a mão “solerte” de Adib Elias. “Com o objetivo de dividir os votos e favorecer Nelson Faiad, que pode ser eleito com 30% dos votos”, postula um emedebista.
Mitsubishi em Catalão e o CEO Mauro Corrêa
Como veterano líder sindical, Rodrigão Carvelo diz que, no momento, a montadora Mitsubishi passa por um bom momento. “A empresa vendeu 400 veículos a mais do que havia planejado. Portanto, aumentou a produção e, no lugar de demitir, está contratando.”
De acordo com Rodrigão Carvelo, o novo CEO, Mauro Corrêa, é “diferenciado”. “Ele, que foi executivo da Ford e da Caoa, é um CEO experimentado. Sob seu comando, a Mitsubishi está em fase de expansão — o que é positivo para seus trabalhadores e para Catalão”, afirma o vereador. (E.F.B.)