Revista Época diz que aliados de Lula podem bancar Henrique Meirelles para presidente em 2018
01 novembro 2015 às 19h31
COMPARTILHAR
Lulistas acreditam que, se der certo como ministro da Fazenda, o goiano de Anápolis pode repetir o Fernando Henrique Cardoso de 1994
O jornalista Murilo Ramos, editor da coluna “Expresso”, da revista “Época”, na nota “À moda FHC?”, sustenta que, “preocupados com a rejeição do PT, aliados de Lula não descartam que em 2018 ele deixe de ser candidato”.
“Época” sugere que “uma das alternativas” para presidente da República “é Henrique Meirelles”. O liberal ortodoxo seria bancado pelo esquerdista PT.
Parte dos lulopetistas avalia que, “se virar ministro da Fazenda”, Henrique Meirelles “pode ser apresentado como aquele que salvou a economia, uma espécie de ‘solução FHC’”.
No governo de Itamar Franco, após o impeachment de Fernando Collor, Fernando Henrique se tornou ministro da Fazenda e foi um dos criadores do Plano Real. Devido ao sucesso do plano, FHC derrotou Lula e se tornou presidente. Em 1998, foi reeleito, mais uma derrotando o petista-chefe.
Murilo Ramos anota, porém, que a presidente Dilma Rousseff não tolera Henrique Meirelles. Mas é o nome de Lula da Silva para substituir Joaquim Levy no Ministério da Fazenda [na foto junto com Meirelles]. É o número 1 do petista que manda, às vezes, em Dilma Rousseff.