“Maguito procurou ser neutro durante o processo de escolha do candidato, mas sempre deixou claro que, uma vez escolhido, estaria de mangas arregaçadas para trabalhar pelo candidato do PMDB ao governo”. A fala é do secretário de governo e integração institucional de Aparecida de Goiânia, Euler de Morais.

A ponderação é em resposta ao peemedebista-marconista, Frederico Jayme, que analisou, na semana passada, que o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB) estaria neutro na campanha majoritária estadual. A análise de Jayme tem como ponto principal, a seguinte questão: Maguito era, talvez, o maior apoiador de Júnior Friboi quando o empresário era o “candidato” peemedebista. Assim, o afastamento de Friboi do processo eleitoral, em favor de Iris Rezende, teria feito com que Maguito se neutralizasse da campanha centrada em Iris para focar na candidatura a deputado federal de seu filho Daniel Vilela.

Porém, segundo Euler, não é bem assim, tanto que a primeira reunião de campanha entre os componentes da chapa majoritária – Iris Rezende, Armando Vergílio (SD) e Ronaldo Caiado (DEM) – foi realizada em Aparecida. “E as informações que nós temos é de que todos ficaram impressionados com a empolgação das pessoas da cidade com a candidatura de Iris”, diz. Isto é, Maguito, mesmo tendo feito a articulação para Júnior Friboi, por uma questão partidária, estaria, sim, em apoio a Iris.

Euler ressalta, porém, que o prefeito está envolvido nos assuntos de campanha, mas tem focado em Aparecida. Ou seja, Maguito está fazendo campanha nos horários vagos, mas com foco maior na cidade que administra. E não apenas para a chapa majoritária, como também para a proporcional, visando os candidatos a deputado estadual e federal, como Daniel Vilela. “É de suma importância que tenhamos representantes na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. Por isso, o prefeito também irá focar nessa questão”, pontua Euler.