Representante do Entorno do DF, Carlinhos do Mangão planeja disputar a presidência da AGM
10 novembro 2024 às 00h00
COMPARTILHAR
Aos 48 anos, o prefeito de Novo Gama, Carlos Alves dos Santos, conhecido como Carlinhos do Mangão, é uma força da natureza — tal sua capacidade de trabalho e sua habilidade política.
Em 2020, Carlinhos do Mangão foi eleito pela primeira vez com 46,63% dos votos válidos (15.671 votos).
Em 2024, quatro anos depois, o gestor municipal foi reeleito, com 78,82% dos votos válidos (34.998 votos). Mais do que o dobro da votação anterior.
Todos aqueles que gerem máquinas públicas têm desgaste e, por isso, sua votação tende a cair. Porém, em Novo Gama, município do Entorno de Brasília, se deu o contrário: a votação e a popularidade de Carlinhos do Mangão cresceram. Tanto que já há quem o chame de Carlinhos de Novo Gama.
Depois de duas eleições bem-sucedidas, Carlinhos do Mangão planeja caminhar para uma terceira disputa: a de presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM).
Ouvido pelo Jornal Opção no sábado, 10, Carlinhos do Mangão disse que prefeitos do Entorno de Brasília cogitam a possibilidade de lançar um candidato a presidente da AGM. “Então, coloquei meu nome à disposição dos meus colegas. Mas ainda estamos amadurecendo a ideia e conversando com os prefeitos eleitos e reeleitos.”
“Problema” de Carlinhos Mangão é só o PL
Cinco prefeitos ouvidos pelo Jornal Opção, três deles não pertencem ao Entorno de Brasília, afirmaram que Carlinhos do Mangão é um líder respeitado — tanto que foi eleito e reeleito. Mas disseram a mesma coisa: “Há um problema grave — o partido ao qual é filiado, o PL”.
Carlinhos do Mangão apoia o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil, e o vice-governador Daniel Vilela, do MDB, por isso estará no palanque majoritário da base governista em 2026.
Porém, o PL se colocou como adversário, nas eleições municipais, tanto de Ronaldo Caiado (consta que o senador Wilder Morais teria pedido para o ex-presidente Jair Bolsonaro elevar o tom nas críticas ao governador goiano, durante a campanha deste ano) quanto de Daniel Vilela.
“Com o PL, Carlinhos do Mangão é nota 2. Sem o PL, é nota mil”, afirma um prefeito influente e ligado ao governador Ronaldo Caiado.
Carlinhos do Mangão tende a trocar o PL por um partido da base governista, como o União Brasil ou o MDB? “Deveria fazer isto, e com urgência, afirma um político ligado ao governador Ronaldo Caiado. Quem vai apoiar um candidato a presidente da AGM que é ligado a Wilder Morais e Gustavo Gayer?”, afirma um deputado. (E.F.B.)