Estão no páreo mais três nomes fortes: Cairo Salim, José Machado e Emerson da Autovip. O MDB pode bancar Pedro Gonçalves

Há uma crença de que o presidente da Codego, Renato de Castro, pode ser eleito deputado estadual com os votos de Goianésia. Hoje, até seus adversários aceitam que se trata do candidato mais forte do município. Primeiro, porque, na eleição de 2020, apoiou um candidato a prefeito sem expressão, Leozão Menezes, do DEM, e ele foi eleito superando uma forte coligação entre o PSDB de Jalles Fontoura e o MDB de Daniel Vilela.

Mas há pelo menos mais três nomes fortes para deputado estadual: Cairo Salim (que não é, a rigor, do município, mas tem o apoio da Igreja Videira e do vereador Carlos Veículos), Emerson da Autovip e José Machado.

Pedro Gonçalves, do MDB, ainda não disse, publicamente, que será candidato a deputado estadual. Mas há comentários de que pode colocar seu nome à disposição do partido.

A lista a seguir está disposta em ordem alfabética, e não em ordem de favoritismo.

1
Cairo Salim
Cairo Salim: deputado estadual| Foto: Divulgação

O deputado estadual é forte na Grande Goiânia e tem presença em Goianésia. Seu principal apoiador no município é o vereador e ex-vice-prefeito Carlos Veículos. Embora não seja do município, não é considerado “estranja”, sobretudo por ter vínculo com a Igreja Videira e com o membro do Legislativo municipal.

2
Emerson da Autovip
Emerson da Autovip: empresário | Foto: Facebook

O empresário obteve mais de 13 mil votos na disputa para deputado estadual na eleição de 2018. Agora, mais conhecido e com estrutura política ampliada, pois conquistou o apoio do PSL do deputado federal Delegado Waldir Soares, aposta que terá chance de ser eleito.

3
José Machado
José Machado: médico-ortopedista | Foto: Divulgação

O médico-ortopedista pretende ocupar o espaço do deputado estadual Helio de Sousa, que planeja disputar mandato de deputado federal. Machado pode ter o apoio do ex-prefeito e empresário Jalles Fontoura, que o considera um bom nome. Ele tem o apoio da maioria dos médicos locais e de parte significativa da Igreja Católica.

4
Renato de Castro
Renato de Castro, presidente da Codego | Foto: Reprodução

O ex-prefeito é apontado como hors concours. A aposta geral é que deverá ser eleito, e basicamente com os votos de Goianésia. Além de ser popular, tem recursos financeiros fartos à disposição.