Relação de Zacharias Calil com Zé Délio pode levar governo a cristianizar Nazaré

Fernando Nazaré é do PP caiadista, apoiado por José Mário Schreiner, mas os laços de Calil com o candidato de Paulinho são mais profundos

José Délio Júnior: pré-candidato a prefeito pelo DEM | Foto: Facebook

A rigor, a base do governo estadual tem dois pretendentes a prefeito de Hidrolândia, o ex-vice-prefeito Fernando Nazaré, do Progressistas, e o vereador Zé Délio Júnior, o Juninho, do Democratas. O que pode definir o nome oficial para enfrentar o pré-candidato do MDB, Bruno do Posto, é o nível de engajamento com as autoridades governistas, sobretudo os deputados federais. Como Nazaré parece paralisado na pré-campanha, pode ser cristianizado, sacrificado, em prol de Juninho, já que o governo pretende eleger prefeitos.

Juninho é recém-chegado ao DEM, mas sua relação com Zacharias Calil transcende à presença do médico no Congresso Nacional. O relacionamento dos dois é profundo, ao contrário da aliança entre Nazaré e o deputado federal José Mário Schreiner, que seria superficial, dada a proximidade de Fernando com a família Baldy. A amizade com Schreiner é restrita à política classista, já que Fernando preside o sindicato rural do município e Zé Mário é o chefe (direta ou indiretamente) a Faeg, a poderosa Federação da Agricultura do Estado.

Fernando Nazaré: pré-candidato a prefeito de Hidrolândia | Foto: Facebook

Ao mesmo tempo em que são governistas no Estado, o são também na cidade. O atual prefeito reeleito, Paulo César Rezende, o Paulinho (eleito pelo DEM, aderiu ao PSDB), é primo primeiro de Juninho e padrinho político de Fernando.

Juninho e Nazaré são jovens, chegaram cedo ao Legislativo local, nunca estiveram no Executivo, e estão unidos igualmente pela profissão de advogados e pela atividade de especuladores imobiliários, já que ambos comercializam terrenos herdados das respectivas famílias.

Outra coincidência é o troca-troca de partido, que em Hidrolândia é generalizado: ao sair do MDB, onde entrou Bruno do Posto ao deixar o PSB, Juninho foi para o DEM e inviabilizou a pretensão do atual vice de Paulinho, Casimiro Neto, que havia entrado no Democratas em 2017. Nazaré era do Cidadania do vice-governador Lincoln Tejota e foi para o PP a convite do federal de Paulinho, Adriano do Baldy.

Leia o esclarecimento de Zacharias Calil

Deputado federal Zacharias Calil diz que não faz articulações em Hidrolândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.