Redes sociais: Caiado e Marconi são os mais influentes em Goiás

O deputado federal Waldir Soares é o terceiro colocado. Thiago Peixoto, Elias Vaz e Jorge Kajuru aparecem entre os mais influentres

O senador Ronaldo Caiado (DEM) e o governador Marconi Perillo (PSDB) são os campeões das redes sociais em Goiás

Nas redes sociais, o senador Ronaldo Caiado (DEM) e o Marconi Perillo (PSDB) seguem sendo os políticos goianos mais influentes. Avaliação da empresa Eureka Comunicação, especializada em análise digital, mostra o ranking dos políticos de Goiás que melhor atuam no Twitter e Facebook. O deputado federal Waldir Delegado Soares (PR), que foi candidato a prefeito de Goiânia em 2016, ocupa o terceiro lugar.

Waldir Soares, deputado federal pelo PR: terceiro colocado nas redes sociais | Foto: Reprodução

O período de avaliação foi entre 20 de fevereiro e 20 de março deste ano. O quesito Influência leva em conta três fatores: Interações (curtidas, comentários, compartilhamentos, retweets), Alcance (número de seguidores e fãs divididos pelo número de interações e engajamento durante o período analisado) e Engajamento (regularidade das postagens dividida pelo número de interações durante o período analisado).

Thiago Peixoto, deputado federal pelo PSD: quarto colocado nas redes sociais

O senador Ronaldo Caiado, com 27 pontos, construiu sua força nas redes fazendo forte oposição aos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT. Caiado também posta em suas redes críticas ao presidente Michel Temer (PMDB) e opina sobre temas polêmicos, como a Reforma Trabalhista e a da Previdência.

Elias Vaz: o vereador é o quinto colocado nas redes sociais | Foto: Fernando Leite / Jornal Opção

Em segundo lugar, com 25 pontos, o governador Marconi é uma referência entre os governadores. Neste ano, começou a dar mais ênfase para as transmissões ao vivo. Eventos importantes do governo são transmitidos pelo Facebook, aumentando a transparência na gestão estadual. Marconi também foi o pioneiro na divulgação de vídeos, que hoje são muito usados pelo prefeito João Dória e o governador Geraldo Alckmin. Na campanha de 2014, Marconi já era adepto do chamado vídeo-selfie e divulgou muitas ações filmadas por ele mesmo.

Jorge Kajuru: o vereador do PRP é um dos mais populares nas redes sociais | Fernando Leite/Jornal Opção

O deputado federal Thiago Peixoto (PSD) segue entre os mais influentes. Thiago também vem apostando nas transmissões ao vivo e diversificou o conteúdo de suas redes sociais, mostrando momentos de diversão com a família.

 

Alexandre Baldy, deputado federal do PTN, é uma das estrelas das redes sociais | Foto: Fernando Leite/ Jornal Opção

Os vereadores Elias Vaz (PSB) e Jorge Kajuru (PRP) aparecem na sequência. Os dois usam o Facebook como plataforma de divulgação de suas principais denúncias. Kajuru faz transmissões ao vivo diariamente, direto de seu gabinete na Câmara Municipal.

João Campos, deputado federal do PRB, aparece bem no ranking dos campeões das redes sociaisOs deputados federais Alexandre Baldy (PTN) e João Campos (PRB) também estão no ranking. O senador Wilder Morais (PP), que pode ser candidato ao Senado na chapa da base aliada, está na nona colocação. O deputado estadual Major Araújo (PRP) fecha a lista.

Wilder Morais, senador do PP, aparece bem colocado no ranking das redes sociais | Fernando Leite/Jornal OpçãoO ranqueamento leva em consideração a proporcionalidade entre interações, alcance e engajamento e o número de seguidores do Twitter e Facebook de perfis oficiais de políticos do Estado de Goiás. As notas de cada critério vão de de 1 a 11.

Major Araújo, deputado estadual do PRP, está entre os mais bem ranqueados das redes sociais | Foto: Amanda Damasceno

Ranking

Ronaldo Caiado

Interações = 9

Alcance = 9

Engajamento = 9

Influência = 27

 

Marconi Perillo

Interações = 8

Alcance = 9

Engajamento = 8

Influência = 25

 

Delegado Waldir

Interações = 8

Alcance = 8

Engajamento = 7

Influência = 23

 

Thiago Peixoto

Interações = 7

Alcance = 7

Engajamento = 8

Influência = 22

 

Elias Vaz

Interações = 6

Alcance = 7

Engajamento = 7

Influência = 20

 

Jorge Kajuru

Interações = 6

Alcance = 7

Engajamento = 6

Influência = 19

 

Alexandre Baldy

Interações = 6

Alcance = 6

Engajamento = 7

Influência = 19

 

João Campos

Interações = 6

Alcance = 6

Engajamento = 6

Influência 18

 

Wilder Morais

Interações = 5

Alcance = 6

Engajamento = 6

Influência = 17

 

Major Araújo

Interações = 6

Alcance = 5

Engajamento = 6

Influência = 17

Deixe um comentário