O MDB de Porangatu realmente fechou com a prefeita Vanuza Valadares, do União Brasil, e vai apoiar sua reeleição? Primeiro, é preciso entender o que é o MDB do município e quais são seus principais componentes. Segundo, antes de qualquer definição, pesquisas serão examinadas, e isto se dará apenas em 2024, a partir de abril, pelo menos.

A rigor, o MDB de Porangatu se confunde com um nome, Márcio Luís Silva (sem ele, vira um fantasma). O empresário e advogado assumiu a presidência da Facieg e, por isso, não deve ser candidato a prefeito. Mas é consultado frequentemente por líderes locais, porque é, politicamente, um articulador do mais hábeis. Mesmo não participando diretamente das articulações, ele terá papel na disputa eleitoral de outubro do próximo ano — daqui a 11 meses e alguns dias.

Vanuza Valadares: prefeita de Porangatu │Foto: Reprodução

Márcio Luís “fechou” com Vanuza Valadares? Ainda não. Ele costuma dizer que é um “soldado” do vice-governador Daniel Vilela, portanto, se for importante para o projeto do presidente do MDB, que deverá ser candidato a governador em 2026, a tendência é que componha com a prefeita — indicando o vice. Se depender do líder empresarial, o MDB vai esperar um pouco mais. Esperar, por exemplo, o resultado da apuração de algumas denúncias contra a prefeita.

O MDB — os aliados de Márcio Luís — está dividido. Parte quer fechar com Vanuza Valadares e ocupar cargos na prefeitura, desde já (um aliado de Márcio Luís já indicou uma filha para uma secretaria). Parte quer compor com o produtor rural Iris Nunes, do PL.

Iris “Amiguinho” Nunes: precisa do apoio do MDB para se fortalecer | Foto: Arquivo pessoal

Conhecido como “Amiguinho”, Iris Nunes opera para conquistar o apoio do MDB e, por isso, abriu conversações com o empresário Rafael do Charque, um dos principais aliados de Márcio Luís. Mas Vanuza Valadares também opera para conquistar o passe do empresário, com o objetivo de colocá-lo na vice.

Rafael do Charque, um dos maiores empregadores do município, pode ser o diferencial da disputa. Ele pode fortalecer tanto Vanuza Valadares quanto Iris Nunes, sobretudo se levar o MDB junto com seu passe individual.

Um aliado de Vanuza Valadares contou que a prefeita detectou que o MDB tem jogado, nos bastidores, para enfraquecê-la. Por que isto ocorre? Porque uma coisa é o MDB estadual, que pode operar por uma aliança com a gestora municipal, e outra coisa é o MDB do município — que tem resistência à prefeita e, sobretudo, ao seu marido, o empresário Eronildo Valadares (um hábil operador político).

Neste momento, Iris Nunes opera para formatar uma frente política contra Vanuza Valadares. Frise-se que a prefeita lidera as pesquisas de intenção de voto. Porém, o produtor rural entrou no jogo há pouco tempo. (E.F.B.)