As eleições para escolher os novos dirigentes do PT em nível federal, estadual e municipal devem acontecer em meados do ano que vem, possivelmente em agosto. Porém, novos e antigos filiados à legenda já começam a se movimentar com vistas a concorrer ao posto.

Segundo fontes petistas ouvidas pela coluna Bastidores, em Goiânia, dois nomes despontam como possíveis candidatos a presidente do PT em Goiânia. São eles: Professor Edward e Fabrício Rosa.

Segundo vereador mais bem votado da capital no pleito deste ano, Edward tem boas chances de ser eleito pelo partido, caso decida concorrer. O parlamentar, além de ter provado que tem bom capital político e eleitoral, é petista de carteirinha – se filiou ao PT em 2013 e disputou o cargo de deputado federal pela sigla. Após ter sido eleito e reeleito para a reitoria da Universidade Federal de Goiás, e depois substituído por Angelita Lima, voltou para o partido em 2022.

Fabrício Rosa, por sua vez, era do Psol e se filiou ao PT em 2022. O parlamentar, reeleito com boa margem de votos (7.216), é policial rodoviário federal e tem atuação forte em defesa dos direitos LGBT+. Fabrício tem discurso forte ligado à esquerda e é tido como um político “naturalmente petista”.

Já no âmbito estadual, Professor Edward também é visto como um possível candidato (vale destacar que o vereador pode concorrer ao cargo de deputado estadual em 2026). Outro nome cotado é o de Arquivaldo Filho, assessor da deputada federal Adriana Accorsi. Engenheiro, Arquivaldo tem habilidade na articulação política, é tido como moderado e afeito ao diálogo (além de vir de família historicamente ligada ao PT). (T.P.)