Liz Truss é o nome da nova líder do Partido Conservador britânico e, consequentemente, a nova primeira-ministra do Reino Unido. Ela foi anunciada nesta segunda-feira, 5, e obteve mais de 81 mil votos válidos (57,4%), enquanto o segundo colocado, Rishi Sunak teve mais de 60 mil, (42,6%).

Para Liz assumir o cargo, Boris Johnson que ainda ocupa o cargo de primeiro-ministro, precisa se reunir com a rainha Elizabeth Segunda, em Balmoral, Escócia, para cumprir o protocolo de confirmação da renúncia e para então, a posse na nova primeira-ministra, Liz Truss, o ato acontece nesta terça-feira, 6.

Por coincidência, quando criança, Truss era admiradora da primeira-ministra Margaret Thatcher, quem interpretou em uma peça no colégio, Elizabeth “Liz” Truss espera agora seguir os mesmos passos como a terceira mulher a comandar o Reino Unido. Ela ficará à frente do país até as próximas eleições, previstas para 2024.

Há dois meses, Boris Johnson atual primeiro-ministro, renunciou ao cargo depois de uma série de crises políticas em seu governo, e por consequência uma forte pressão do seu partido para deixar o posto. Ele ficou tanto tempo no cargo, porque precisava de uma eleição para escolher o substituto.

Disputa

Nas últimas semanas, Truss chegou a ficar atrás do ex-chanceler Rishi Sunak nas cinco rodadas de votações dos parlamentares conservadores. Porém, na última rodada, as apostas se inverteram e a colocaram como a principal favorita para vencer o pleito, o que foi confirmado com o resultado.

Truss começou a construir a carreira no congresso, em 2010, quando entrou para o Parlamento Britânico e foi nomeada subsecretária de Estado Parlamentar para Educação e Assistência Infantil. Na sequência foi secretária de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais entre 2014 e 2016.

Em 2017, assumiu como secretária de Justiça. E como chefe do Tesouro, em 2019. No mesmo ano, também comandou o Ministério para Mulheres e Igualdades. Por último, foi nomeada secretária de Relações Exteriores.

Campanha

Durante a campanha para o cargo, Liz prometeu cortar alguns impostos dando mais ênfase nas contas de energia que aumentaram no país, ela também ponderou reduzir a carga tributária, o que vem sendo muito questionado pelo elevado custo de vida dos cidadãos britânicos.

Ela defende também a política de zero líquido, que pretende diminuir a necessidade do Reino Unido sobre as energias não renováveis, em especial as do petróleo.

Ao assumir o cargo, a líder do Partido Conservador, Liz Truss será a quarta primeira-ministra do Reino Unido dos últimos seis anos.