PTB joga rápido e certeiro e se torna o partido-protagonista da base aliada

O partido elegeu deputado e prefeitos e, com fortes bases eleitorais, tencionou e aumentou seu espaço no governo

Montagem

O PTB fez três lições de casa. Primeiro, elegeu um deputado federal, Jovair Arantes, e dois deputados estaduais, Henrique Arantes e Marlúcio Pereira (elegeu também Talles Barreto, mas ele migrou para o PSDB), em 2014.

Segundo, elegeu prefeitos de cidades capitais, como Roberto Naves, em Anápolis, e José Antônio, em Itumbiara. Nárcia Kelly foi eleita numa cidade menor, Bela Vista de Goiás, mas está se tornando uma estrela do partido. Recentemente, conquistou a filiação do procurador de justiça e ex-senador Demóstenes Torres. O fato é que o partido tem um verdadeiro exército eleitoral e se tornou um player quase tão importante quanto o PSDB.

Terceiro, com uma estrutura política eficiente, comprovando que tem votos, tencionou com o governador Marconi Perillo para aumentar seu espaço no governo. Conseguiu o que queria e agora está na linha de frente da pré-campanha de José Eliton para o governo de Goiás.

O PSD, que adotou a tese de que só vai decidir em 2018, perdeu espaço para o PTB, ainda que mantenha cargos importantes no governo. Em política, pior que não ter estratégia, é ter uma estratégia equivocada.

Deixe um comentário