PTB deve bancar Hildo do Candango para vice de Zé Eliton. É a força do Entorno de Brasília

Região tem eleitorado quase do tamanho do de Goiânia e, como costuma desequilibrar o jogo para a base governista, quer ser valorizada

Hildo do Candango: provável vice do candidato tucano José Eliton

O deputado federal Jovair Arantes (PTB) costuma sublinhar que o prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango, é uma “força da natureza”. O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), o menciona como um dos principais líderes políticos do Entorno de Brasília. Recentemente, num evento do programa Goiás na Frente, o pré-candidato a governador pelo PSDB, José Eliton, ficou impressionado com a quantidade de pessoas — mais de duas mil — e, notadamente, com a liderança do gestor de uma das cidades que mais crescem, em termos populacionais e de urbanização, no país.

O resultado é que o passe político de Hildo do Candango — que aliados chamam de “o Neymar do Entorno de Brasília” — é disputadíssimo pelos partidos. Ele pertencia ao PTB, mas migrou para o PSDB. Agora, como se fosse o Barcelona — o PSDB seria o Paris Saint-Germain —, o PTB quer “recontratá-lo”. Numa reunião, os petebistas decidiram pleitear uma vaga na chapa majoritária da base governista — considerando que é uma grande força política, com prefeitos de cidades cruciais, como Anápolis (Roberto Naves) e Itumbiara (José Antônio). Na próxima reunião, Jovair Arantes e outros líderes apostam que já terão Hildo do Candango como aliado. O objetivo é bancá-lo para vice de José Eliton.

O Entorno de Brasília, cuja população é a que mais cresce em Goiás, tem um dos maiores eleitorados do Estado. É praticamente uma Goiânia — com uma vantagem: a base governista é forte na região. Mas a sociedade política e a sociedade civil locais cobram mais participação na política, por exemplo na chapa majoritária. Por isso pretendem bancar um nome para vice de José Eliton. O PTB aposta que o nome é o de Hildo do Candango, que, mais do que líder de Águas Lindas, é um líder regional.

1
Deixe um comentário

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Edimar Moreira

Neste evento, foram disponibilizados 600 cadeiras (divulgada pela assessoria da Prefeitura de Águas, nem todas foram ocupadas, a maioria em 80% por funcionários da prefeitura. Vale ressaltar, que o local do evento, não comportaria mais do que 700 pessoas, como colocaram “mais de duas mil” pessoas?