PT vai bancar Catarino José para prefeito de Trombas
26 novembro 2023 às 00h01
COMPARTILHAR
Quando se fala na cidade de Trombas lembra-se, em todo o país, da revolta de Zé Porfírio — que, na década de 1960, foi eleito deputado estadual pelo PTB e, durante a ditadura, foi assassinado supostamente por militares.
O PT já teve um prefeito em Trombas. Trata-se de Catarino José da Silva, policial militar reformado. Na cidade comenta-se que estaria “inelegível”.
Catarino José disse que ao Jornal Opção: “Segundo meu advogado, estou elegível. Então, posso, sim, ser candidato a prefeito em 2024” (daqui a dez meses).
O ex-prefeito afirma que está articulando com líderes de partidos da base do presidente Lula da Silva, como PSB, PSDB e PDT. Além de outros partidos.
Em 2012, Catarino José foi eleito prefeito com 54,86% dos votos válidos. O segundo colocado, Zezin Pega Cedo, então no DEM, conquistou 45,14%.
O prefeito Prego (Delvair Ramos Marinho), do PL, foi eleito em 2020 com 64,60% dos votos válidos. Wellisllei Rocha, do MDB, ficou com 35,40%.
Candidato à reeleição, Prego conta com um trunfo: a força da máquina pública. Porém, há também desgaste. Por isso, com o apoio do PT de Lula da Silva, Rubens Otoni e Adriana Accorsi, Catarino José é um candidato consistente, com chance de virar o jogo. (E.F.B.)