PSB, DEM e PP formatam aliança em 2020 para se tornar um acordão para 2022

01 novembro 2020 às 00h00

COMPARTILHAR
Ao lado de Ronaldo Caiado, as novas presenças fortes da política em Goiás são Lissauer Vieira e Roberto Naves

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do partido Democratas, e o presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira, do PSB, se tornaram grandes aliados políticos e amigos.
Recentemente, Lissauer Vieira operou com desenvoltura na articulação para formatar a candidatura do senador Vanderlan Cardoso, do PSD, para prefeito de Goiânia. Atuando nos bastidores, era um dos principais operadores políticos de Ronaldo Caiado — ao lado do prefeito de Anápolis, Roberto Naves, do partido Progressistas.
A mais recente articulação se deu em Itaberaí. Rita de Cássia, do PSB, era vice de Welington Baiano, do MDB. Como a candidatura de Baiano foi impugnada pela Justiça Eleitoral, a aliança política decidiu bancar a vice, Rita de Cássia, para prefeita e Miguelzinho Baiano (João Miguel Rodrigues Silva), do Democratas, para a vice. Na costura do acordo há as mãos de Lissauer Vieira e Ronaldo Caiado. Claro que com o apoio das lideranças locais, como o ex-deputado estadual Jean Carlo, do Democratas — por sinal, ligado a Lissauer Vieira —, e Welington Baiano.
Em Rio Verde, atendendo a um pedido de Ronaldo Caiado, Lissauer Vieira decidiu apoiar a reeleição do prefeito Paulo do Vale, do Democratas.
A formatação de alianças em 2020 tem a ver com a ampliação da base política do governador Ronaldo Caiado e de seus aliados. E já tem em vista a disputa eleitoral de 2022.

Lissauer Vieira é cotado para disputar mandato de deputado federal e está constituindo uma base, em várias cidades, com este objetivo. O presidente da Assembleia não fala que pode disputar mandato de vice-governador, até porque mantém bom relacionamento com o vice-governador Lincoln Tejota, do Cidadania. Porém, na hipótese de Tejota disputar mandato de deputado federal, há a possibilidade de o político de Rio Verde figurar na vice.
Representante da região Sudoeste, uma das mais prósperas de Goiás, Lissauer deve sair da disputa de 2020, na qual atua como general eleitoral, com uma base política multiplicada, com aliados tanto no PSB, seu partido, quanto em outras legendas. Em qualquer lista dos melhores políticos de 2020, com a colocação dos grandes nomes, o deputado estará presente.
O partido Progressistas também chega forte na aliança. O prefeito Roberto Naves tende a ser reeleito — já está em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto — e será um dos principais articuladores da aliança de 2022. Como se disse acima, ele já articulou a candidatura de Vanderlan Cardoso pela base governista em Goiânia. Sua capacidade de articulação agradou o governador Ronaldo Caiado.
Além de Roberto Naves, o Progressistas conta com dois deputados federais, Professor Alcides Ribeiro e Adriano do Baldy, com um deputado estadual, Rafael Gouveia, e é dirigido em Goiás pelo ex-ministro Alexandre Baldy. Este também articulou forte para Vanderlan Cardoso em Goiânia.