Os fofoqueiros de plantão, apóstolos do caos, costumam sugerir que o ex-prefeito de Trindade Jânio Darrot (Jânio Carlos Alves Freire, de 67 anos) e o prefeito do município, Marden Júnior, do União Brasil, estão “rompidos”. Nada mais falso, ficcional. Os dois são aliados e vão marchar juntos na disputa eleitoral de 2024.

Jânio Darrot vai apoiar a reeleição de Marden Júnior, por respeitá-lo como aliado e pelo fato de que o jovem político está indo bem, tanto que conquistou o apoio do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil.

Jânio Darrot: general eleitoral na campanha de Marden Júnior | Foto: Divulgação

Prestes a se filiar ao MDB, Jânio Darrot deve bancar um emedebista para vice de Marden Júnior. É o jogo real. Em definitivo, ele, Jânio Darrot, não será candidato a prefeito.

Aliados de Jânio Darrot costumam dizer que o ex-prefeito e ex-deputado é defensor da reeleição. Porque no primeiro mandato ajeita-se a casa e, no segundo, a tendência é que a administração deslanche. No caso de Trindade, Marden Júnior teve sorte, pois o ex-prefeito deixou a casa arrumada. Por isso está sendo mais fácil dar o que se pode chamar de salto qualitativo. Desde a gestão de Jânio Darrot, Trindade se tornou uma cidade moderna, com empresas de médio e grande porte gerando empregos e requalificando a renda dos trabalhadores do município. Não se trata mais de uma cidade-dormitório e não deixa de ser curioso que muita gente que mora em Goiânia já trabalhe na cidade vizinha.

Jânio Darrot e Daniel Vilela: parceria firme para as disputas de 2024 e 2026 | Foto: Reprodução

Não há fim da história, como queria o filósofo americano Francis Fukuyama. Não se zera a história de um país e de um indivíduo. Mas é fato que se pode ter um recomeço, ou, noutras palavras, um avanço rumo a novos horizontes. Hoje, a história de Jânio Darrot é com Ronaldo Caiado e com o vice-governador Daniel Vilela (MDB).

Jânio Darrot e Maguito Vilela, mais do que aliados, eram amigos. Frise-se que foi pelo MDB que ele disputou uma eleição contra George Morais, há algum tempo. Então, em 2026, o empresário e político vai se empenhar na campanha de Daniel Vilela para governador. Será uma espécie de reconstrução da história com Maguito Vilela por intermédio de seu filho, Daniel Vilela.

O empresário mantém bom relacionamento com Ronaldo Caiado, político que admira pela capacidade de administrar, de agregar valores e pelo caráter republicano de sua gestão.

Aliados sugerem que Jânio Darrot deve disputar mandato de deputado federal em 2026… pelo MDB. (E.F.B.)