Aparecida de Goiânia, segunda cidade com maior número de eleitores de Goiás, não é para amadores. Conta-se lá que quem conseguir entender sua política já sabe quem será eleito nos Estados Unidos: Joe Biden, do partido Democrata, ou Donald Trump, do partido Republicano.

O prefeito Vilmar Mariano, do MDB, está conseguindo melhorar a gestão e seus índices nas pesquisas começam a subir, ainda que lentamente. O deputado federal Professor Alcides Ribeiro, do PL, aparece em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto. Sua frente já foi mais folgada, mas ainda é considerável.

O que falta para Vilmar Mariano deslanchar? Primeiro, se tornar mais conhecido da população. Segundo, melhorar a imagem de sua gestão. Terceiro, fechar, de vez, a aliança com o ex-prefeito Gustavo Mendanha, que é considerado como o eleitor número um no município, portanto é o principal general eleitoral.

Comenta-se que, dado um contencioso com o deputado estadual Veter Martins, que teria se estendido a Vilmar Mariano, Gustavo Mendanha pode não apoiar a reeleição do prefeito. Isto é possível? É, claro.

Professor Alcides: o deputado quer o “lugar” de Mendanha em Aparecida | Foto: Leoiran/Jornal Opção

Neste momento, o deputado federal Glaustin da Fokus (Podemos)— a quem sempre falta coragem para disputas majoritárias — e o ex-deputado federal João Campos articulam a montagem de uma chapa alternativa. Por que, de repente, os dois líderes políticos evangélicos decidiram reaparecer no cenário de Aparecida? Porque perceberam que há uma oportunidade para uma nova candidatura. Ou seja, de uma terceira via com cara de segunda via.

O MDB chegou a cogitar o lançamento de Leandro Vilela, primo do vice-governador Daniel Vilela. Entretanto, o ex-deputado federal não se mostrou animado. Conta-se que, se isto ocorresse, Vilmar Mariano poderia bandear-se para o lado de Professor Alcides — o que seria negativo para o emedebismo.

Às claras e nos bastidores há uma disputa feroz entre Gustavo Mendanha e Veter Martins pelo controle da prefeitura, quer dizer, do prefeito Vilmar Mariano. O prefeito abriu espaço para aliados do ex-prefeito, mas a influência maior ainda é do deputado estadual. A guerra, que era fria, agora é quente. Quentíssima. Os dois políticos só não se mordem porque são civilizados.

Se há uma crise, se Gustavo Mendanha ainda não assumiu a “paternidade” da pré-campanha de Vilmar Mariano, isto significa que o ex-prefeito vai formatar uma chapa de oposição ou vai ficar neutro? Talvez nenhuma coisa nem outra. Por quê?

Por um motivo prosaico? Vilmar Mariano pode até não ser muito forte, mas, tendo o controle da máquina — que é poderosa —, também não é fraco.

Mais do que isto, Vilmar Mariano quer ser eleito prefeito, mas não pensa em substituir Gustavo Mendanha como principal líder político do município. Professor Alcides, pelo contrário, se for eleito prefeito, planeja construir um projeto político mais amplo para si. E, sendo assim, terá de trabalhar para reduzir a força do legado de Gustavo Mendanha.

Professor Alcides quer ser Gustavo Mendanha amanhã. Portanto, se derrotar Vilmar Mariano, caminhará para estabelecer este projeto. Então, se o prefeito for derrotado pelo empresário, sua perda será maior para si ou para o ex-prefeito?

O mais provável é que uma derrota de Vilmar Mariano afete mais a imagem e a história de Gustavo Mendanha. Porque, repetindo, a derrota será mais sua do que do prefeito.

Insistindo: uma derrota de Vilmar Mariano abrirá as portas para uma nova liderança na cidade — Professor Alcides — que, no poder, trabalhará, em tempo integral, para reduzir a força de Gustavo Mendanha em Aparecida.

Vilmar Mariano não tem projeto algum para 2026, mas Gustavo Mendanha tem, pois planeja ser vice de Daniel Vilela ou, então, candidato a senador. Porém, se não conseguir eleger o prefeito local, poderá chegar relativamente enfraquecido daqui a dois anos e oito meses.

Para chegar “exigindo” espaço na chapa majoritária em 2026, Gustavo Mendanha precisa contribuir para eleger o próximo prefeito de Aparecida — seja Vilmar Mariano ou outro, como Glaustin da Fokus (ou até Professor Alcides?). (E.F.B.)