O deputado federal Professor Alcides Ribeiro, do PL, e o presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, André Fortaleza, do MDB, almoçaram, tranquilamente, na sexta-feira, 28, no Saccaria (que mudou de nome, mas continua sendo chamado de Saccaria), nas proximidades do shopping Flamboyant, em Goiânia.

O prato principal e a sobremesa nem foram a comida e as guloseimas, e sim outro cardápio — político-eleitoral. Os dois falaram o tempo inteiro da disputa para prefeito de Aparecida. Um garçom conta, em reserva, que os dois até comeram, mas falaram mais do que comeram. André, até pela Fortaleza, foi o que mais comeu.

Professor Alcides e André Fortaleza querem disputar a Prefeitura de Aparecida, daqui a um ano e cinco meses. “Um pulinho”, como se diz no Garavelo, um bairro de Aparecida que é praticamente uma cidade.

Os dois vão ser candidatos a prefeito? Não, é claro. Um dele será candidato. André Fortaleza pode apoiar Professor Alcides. Assim como Professor Alcides pode apoiar André Fortaleza. (Por sinal, os vereadores que acompanham o presidente da Câmara tendem a segui-los na campanha.)

Um deputado estadual, que acompanhou a cena, de longe, afirma: “A chapa está pronta e acredito que será assim — Professor Alcides para prefeito e André Fortaleza para vice. Na campanha, o primeiro fará o papel de diplomata, de político agregador. E o segundo será aquele elemento que bate o tempo inteiro nos adversários”.

André Fortaleza é “inimigo” — tu, leitor, leu bem: não é apenas adversário — do prefeito Vilmar Mariano (quase trocando o Patriota pelo MDB). E vice-versa.